quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

"Alguém precisava fazer isso", diz produtor do Nirvana após criticar brasileiros

folha de são paulo

de São Paulo
O produtor musical americano Jack Endino, conhecido por ter trabalhado com o Nirvana e outras bandas grunge, se justificou em seu perfil no Facebook, após causar polêmica na última quarta-feira (23) ao dizer que "não entende" o inglês cantado pelas bandas brasileiras.
"Publiquei de forma emocional, e minha opinião não ficou óbvia", escreveu.
De acordo com o produtor, as bandas nacionais insistem em cantar em inglês, mesmo que não dominem o idioma. "Você é livre para cantar em um língua que nem todos em seu país conseguem entender. Mas se você não é bom naquela língua, então ninguém irá entendê-lo. Você está cantando para ninguém! Como isso pode ser bom para a carreira de uma banda?"
Endino disse, no entanto, não ter se explicado bem e seu comentário teria a intenção de aconselhar bandas nacionais a fazerem sucesso no exterior. "Não se esqueça que vocês agora estão competindo com milhões de bandas que falam a língua, já moram lá, tocam lá, e vocês não. Então não dá para que vocês sejam apenas 'bons'. Vocês precisam ser os melhores. Alguém precisava dizer isso, mas eu não disse direito. Agora estou dizendo".
A confusão teria começado quando a banda brasileira Noyzy, da Paraíba, enviou o link de uma música a Endino.
Após receber a canção, o produtor postou a mensagem pública com a crítica. Um minuto depois, o produtor também escreveu a Phelipe, baixista da banda, que enviou o link: "A música parece boa, mas não entendo as palavras (em inglês)".
Decio Matos Jr. & Alexandre Samori/Divulgação
Nando Reis e o produtor Jack Endino em estúdio de gravação em Seattle

Nenhum comentário:

Postar um comentário