sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

De livros, kindles, dicionários ...

Pedro Ernesto,um amigo de longa data ,me enviou este email e decidi compartilhar com vcs aqui no blog.

"Mas tô te escrevendo agora pq aconteceu algo bem interessante: Li o artigo do Marcelo Coelho (http://beneviani.blogspot.com.br/2013/01/marcelo-coelho_23.html ) sobre o capricho das pessoas para com o velho livro (sentir o cheiro do livro, etc) e lamento discordar dele… aliás, ele já perdeu o elo para a literatura, pois gostar de ler um livro ( fisicamente falando) vai muitíssimo além ao fato preciso de folhear, cheirar etc e tal.
Como sou alérgico à poeira, mofo e fungos ( eu, a torcida do Corinthians e todos que têm nariz) odeio livro velho, mau conservado, sujo… bem como não exijo um livro ZERO quilômetros para lê-lo ( que tb é ruim para o nariz devido à tinta novinha), porém, afirmar que prefere um meio virtual ( não foi bem isso que ele disse, mas…) é fazer propagando dos Kindles da vida….
Sim, tb leio em meio virtual. Pelo I-Pad posso aumentar as letras, copiar algo de destaque, fazer anotações, riscar algo…. Tudo virtualmente, claro…. Mas é de uma assepsia inicrível. Algo que não dá tesão algum, algo que farei e jamais irei ver novamente, pois ninguém consulta os arquivos virtuais par ver os rabiscos que um dia se fez.
O meio virtual é rápido, instantâneo, não nos permite refletir sobre uma frase da pagina 18 e uma citação do capítulo VI, por exemplo…. Se vc faz alguma coisa legal… ah, isso vai ficar lá como uma pedra de gelo no freezer e vc nem se lembrará mais.
Não dá para abandonar o papel… nem livro, nem jornal.  Leio a Folha todo dia impar e também nos dias pares e não gosto de sujar os dedos não, mas me sinto leitor quando dobro a página, risco com caneta a quela frase filha-da-puta que um político disse, recorto as piadas da tirinha para sacanear um amigo, faço bigodinhos nas fotos dos viados das propagandas e por aí à fora… O Marcelo nem se lembra mais do que é uma folha ou uma página, eu, pelo meu lado, ainda consulto o velho Aurélio, grosso ou não, capa de pano ou não, quando quero saber o que significa uma palavra…. E tenho nos meus “favoritos” mais de 20 dicionários reservados ( os médicos, técnicos, em inglês, etc), mas na hora da cobra fumar é o papel que nos ensina a procurar, a consultar…. O virtual me leva diretamente à palavra consultada, sem chances de conhecer a palavra que veio antes…  alías, será que alguém de menos de 20 anos conhece algum dicionário?"


Um comentário:

  1. Excelente dicionário Inglês-Portugues para Kindle (GRATIS)
    WordNet 3 Infused PT English + Portuguese (19MB)
    http://eb.lv/downloads/wn3infpt.mobi

    Tem outras combinações também
    http://eb.lv/dict/

    Melhor do que muitos que são vendidos na Amazon…

    ResponderExcluir