JULIANA CUNHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Quem tem experiência com a internet acha difícil crer que alguém ainda caia em spam --anúncios desagradáveis que atolam caixas de e-mail. Mas tem quem caia.
"Acontece que, a cada dia, a rede recebe novos usuários: gente que pegou o bonde andando e precisa aprender em pouco tempo o que usuários antigos levaram anos para compreender. Esse é o público prioritário do spam", diz Finn Brunton, professor de ciência da informação na Universidade de Michigan.
Das mensagens enviadas diariamente, 90% são spam, segundo Brunton, autor de "Spam: A Shadow History of the Internet" (spam: uma história obscura da internet, sem previsão de lançamento aqui), publicado nos EUA há duas semanas.
Os "spams farmacêuticos" --com serviços e produtos ligados a saúde e bem-estar--correspondem a 21% do volume diário de 30 bilhões de spams, diz o relatório "Internet Security Threat Report", da Symantec, fabricante do Norton antivírus.
A fórmula aposta na esperança e na desinformação.
"Sei que é muita ingenuidade, mas tem tanta coisa que hoje é possível e na minha época não era que, para mim, tudo é plausível. Se você me dissesse há dez anos que dava para reduzir o estômago de alguém, eu daria risada", diz a professora aposentada Marília Ferreira, 63.
Marília afirma que, desde que passou a usar a internet, em 2004, já teve dados do cartão roubados e comprou mais de uma dezena de produtos que, em suas palavras, "não entregavam o que prometiam". Ela caiu no "redutor japonês", por exemplo, que prometia diminuir o tamanho do nariz, e nas pílulas que fariam cabelo branco voltar a nascer escuro.
Leia abaixo as explicações sobre alguns dos apelos mais clássicos e insistentes do gênero "spam farmacêutico".
AUMENTA, MAS MENTE
Alguém acha mesmo que se fosse viável fazer crescer o genital masculino por R$ 29,90 a empresa responsável pelo negócio seria anônima?
"Aumente seu pênis" é o spam mais famoso e renitente. Desde o ano 2000, quando famílias ainda tinham e-mails compartilhados, até hoje, pessoas de todos os sexos e comprimentos penianos recebem o apelo.
O truque já foi usado para mandar vírus. Hoje, por trás da maioria dos e-mails há a venda de equipamentos de sucção a vácuo que aumentam o fluxo de sangue no membro, simulando uma ereção. O pênis cresce durante o procedimento, mas logo volta ao tamanho original.
"Apesar de ser uma enganação, não traz consequências negativas", diz Carlos Márcio Nóbrega de Jesus, professor de urologia da Unesp.
O pior é uma cirurgia oferecida na rede. "Há quem se submeta a um corte no ligamento suspensor para que o pênis fique dois centímetros maior quando flácido", diz o urologista. Além de o pênis operado só crescer em estado flácido, ele volta ao tamanho dois meses depois:com a cicatrização, a base do órgão volta a colar-se ao púbis.
"Depois dos 18, o pênis para de crescer em largura e comprimento. Não há nada que se possa fazer para ajudar quem não está satisfeito com o seu", reforça Nóbrega.
Outro spam promete aumentar o pênis com exercícios e ainda resolver ejaculação precoce. O produto? Um kit de livros não científicos.
"Há uma visão equivocada sobre ejaculação precoce. Só é precoce se dura menos de dois minutos após a penetração", explica o médico.
Para aumentar o período de latência são usados antidepressivos, cirurgias de redução de sensibilidade e medidas comportamentais indicadas por urologistas.
É bem na parte das "medidas comportamentais" que os livros dizem atuar. "São dicas de pessoas que supostamente tiveram o problema e se curaram com truques malucos", afirma Nóbrega.
A reportagem tentou ouvir as firmas responsáveis pelas promessas. Nenhuma quis dar sua versão. Os sites consultados foram: aumenteseupenis.org; duremais.com e aumenteseupenis7cm.com.br
SEDUÇÃO BESTIAL
Um dos truques favoritos dos spams farmacêuticos é manipular pesquisas científicas para dar aquela pequena exagerada nas conclusões.
É o caso do perfume com feromônios --substâncias secretadas por vários animais e algumas plantas que permitem a comunicação entre membros de uma espécie.
"Na maioria das vezes, os feromônios são voláteis e usados para a atração de parceiros sexuais e acasalamento" explica Evaldo Vilela, professor de biologia animal da Universidade Federal de Viçosa e membro da Academia Brasileira de Ciências.
Mariposas fêmeas liberam odores carregados de feromônios que atraem machos a quilômetros de distância. Não é nosso caso. "Pesquisadores alemães identificaram nas narinas humanas estruturas receptoras de substâncias voláteis", diz Vilela.
A partir dessa descoberta surgiu o mito de que os humanos também têm seu comportamento sexual influenciado por feromônios, o que nunca foi comprovado. "Honestamente, acho inverossímil que seja um dia. Estímulos sexuais humanos são mais ligados à visão e à linguagem verbal", diz Vilela.
Nem por isso empresas como a americana Marilyn Miglin deixam de vender perfumes com feromônios sintéticos alegando que eles potencializam o poder de sedução.
"Testes promovidos pela marca confirmaram a eficácia do produto", diz a empresa, informando que cumpre as leis e está dentro das normas por "não fazer falsas promessas" e devolver o dinheiro a clientes insatisfeitos.
"Apresentamos o tipo de pesquisa e o raciocínio científico por trás do desenvolvimento dos produtos e deixamos que clientes decidam segundo seu próprio discernimento, uma vez que não há pesquisas conclusivas que digam que humanos não liberam feromônios para atrair parceiros", rebate a marca.
É O FIM DA PAPADA?
E o spam que vende aparência dez anos mais jovem e o fim da papada, que tal?
O aparelho custa menos de R$ 300 e promete, em dois minutos diários, tonificar os músculos do rosto e do pescoço. A eficácia é quase zero.
"O platisma, músculo que sustenta a região da papada, é superficial. Quando essa área fica caída a culpa é da pele, não do músculo", diz Suzy Rabello, dermatologista do Hospital Bandeirantes.
Conhecido como "Neck Lift" ou "Neck Slimmer", o produto parece um massageador, com molas dentro. Nos sites de venda, as fotos de "antes e depois" despertam suspeitas. "Aqueles resultados só podem ser atingidos com lifting de verdade, com bisturi", diz Rabello.
"O problema do aparelho é que tenta aplicar ao rosto uma lógica que vale para o corpo, a do exercício contra flacidez. Não funciona."
A reportagem tentou ouvir responsáveis pela venda do produto. Os sites procurados foram: comprar-esse-produto-online.com/necklift e skinnyneck.com
ACORDE PARA A VIDA
Nos anos 1980, consumidores ávidos por conhecimento sem esforço caíram nos kits que prometiam ensinar idiomas durante o sono.
Como hoje emagrecer é mais importante que ser poliglota, vendem-se bandagens que dizem queimar gordura enquanto você dorme.
Os "slim patches" são emplastros que, de acordo com a publicidade, misturam cafeína, zinco e extrato de garcinia, uma planta asiática. Segundo o apelo, o corpo absorve as substâncias durante o sono, o que potencializa a perda de medidas. A cartela com 50 adesivos custa R$ 100.
Para Mario Carra, endocrinologista presidente da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), os adesivos são "brincadeira de mau gosto" que mexe com as expectativas de quem está acima do peso. "Não tem como produto de uso tópico ajudar a perder peso. Esqueça."
Alguns sites chegam a prometer perda de dez quilos em 45 dias. "Para perder tudo isso nesse tempo é preciso restringir o consumo a 700 calorias/ dia. Só dieta faz isso", afirma o médico.
As substâncias citadas nos sites dos vendedores não trazem risco à saúde, mas o endocrinologista afirma que esse tipo de produto atrapalha o emagrecimento porque gera frustração.
As substâncias citadas nos sites dos vendedores não trazem risco à saúde, mas o endocrinologista afirma que esse tipo de produto atrapalha o emagrecimento porque gera frustração.
"Tem gente que já chega ao consultório com postura derrotista, diz que tentou de tudo e nada resolveu. Pois não é para tentar de tudo: é para fazer um programa com respaldo científico", opina Carra.
A reportagem tentou entrevistar responsáveis pela venda do produto fazendo contato com quatro sites, mas só um deles decidiu atender. Segundo o britânico "Slimming Solutions", os adesivos são "tratamento complementar para a perda de peso e não substituem dietas e exercícios físicos". Os outros sites procurados foram slimweightpatchreviews.com; ultraslimpatchblog.com e famozza.com.br
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