LITERATURA »
Incentivo à leitura
Carlos Herculano Lopes
Estado de Minas: 14/06/2013
Ribeirão Preto – Desde o começo do mês, Ribeirão Preto, na região Nordeste de São Paulo, está respirando literatura e música, com a realização da 13ª Feira Nacional do Livro http://www.feiradolivroribeirao.com.br/ . Com custo estimado em R$ 3,4 milhões, até domingo, quando termina o evento, cerca de 120 convidados, de todas as partes do país, terão participado do encontro, que homenageia a Alemanha e os escritores Monteiro Lobato, Pedro Bandeira e Florestan Fernandes.
Cada criança das escolas públicas da cidade recebeu um cartão de crédito-livro, além de lanche. É grande a presença da garotada. Para a professora Heliana Palocci, vice-presidente da Fundação Feira do Livro e curadora do evento, o encontro é, antes de tudo, oportunidade para incentivar a leitura e aproximar as pessoas. “A presença de Minas está intensa, com a vinda de escritores, professores e estudantes de São Sebastião do Paraíso, Poços de Caldas, Passos e outras cidades. Também a Editora da UFMG está presente”, disse Heliana.
No Salão de Ideias, no Theatro Pedro II, onde está sendo realizadas, a maioria das palestras, a escritora Stella Maris Rezende, que no ano passado faturou três prêmios Jubuti com o romance A mocinha do Mercado Central, bateu papo com o público, além ter lido trechos dos seus livros. Em outra palestra, o gaúcho Menalton Braff falou sobre o seu método de criação. “Escrevo e reescrevo várias vezes um texto e também costumo deixá-lo descansar por algum tempo, quando vejo que a coisa não está rendendo”, disse. Seu romance O casarão está entre os finalistas deste ano do Prêmio Portugal Telecom.
Entre as atrações de hoje, além de lançamentos e debates, encontro com Rubem Alves, às 16h, no Salão de Ideias, e show de Diogo Nogueira, às 21h, na Praça 15 de Novembro. Às 18h30, Frei Betto autografa seus livros e conversa com o público.
O repórter viajou a convite da organização do evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário