Rede social cria projeto para expandir base de usuários de celulares mais baratos
A rede social anunciou os primeiros resultados da iniciativa, chamada Facebook Para Qualquer Telefone.
Mais de 100 milhões de pessoas, ou 1 em cada 8 de seus usuários móveis no mundo, agora acessam a rede social a partir de mais de 3.000 modelos diferentes de celulares simples, alguns custando tão pouco quanto US$ 20 (cerca de R$ 45).
Muitos desses usuários pagam pouco ou nada para baixar o feed de notícias e o Facebook com o uso de dados subsidiado por operadoras de telefonia e fabricantes.
O Facebook começou recentemente a vender anúncios para esses clientes e, por isso, não ganha dinheiro com eles ainda. Mas os países em que o software está se saindo melhor --Índia, Indonésia, México, Brasil e Vietnã-- estão entre os mercados de maior crescimento para o uso de internet e redes sociais, segundo a empresa de pesquisa eMarketer.
A empresa espera que esses usuários se tornem mais atrativos financeiramente à medida que sua rende aumente e eles ganhem maior acesso à internet.
O projeto para os "feature phones" foi conduzido por um grupo pequeno de pessoas que entrou no Facebook em 2011, quando a empresa adquiriu a start-up Snaptu.
A equipe teve de redesenhar o software do Facebook para reduzir drasticamente a quantidade de dados transmitida para esses celulares, que têm uma conexão de rede mais devagar. Também precisou encontrar uma forma de exibir funções típicas da rede social, como chat e fotos, em telefones com telas de baixa resolução e menor capacidade de computação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário