Fausto Silva integra o time de artistas que ditam sua própria moda na Globo
KEILA JIMENEZ
COLUNISTA DA FOLHA
CAMILA CARON
DE SÃO PAULO
É uma berinjela? É o dinossauro Barney (personagem de uma série infantil)? Não, é a nova jaqueta do Faustão. As tiradas cômicas dominaram as redes sociais no último domingo (21), quando o apresentador da Globo surgiu com uma, digamos, vistosa jaqueta roxa no palco de seu programa semanal.COLUNISTA DA FOLHA
CAMILA CARON
DE SÃO PAULO
Fausto Silva, 63, faz parte de um pequeno time de apresentadores da rede (Xuxa e Jô Soares são outros) que vai ao ar vestindo o que bem entende, sem seguir qualquer norma de figurino do canal.
Com frequência, algumas das camisas e jaquetas de Faustão (devem ser evitadas pela audiência com labirintite) quebram uma das regras básicas do manual de estilo da emissora: o apresentador não deve chamar mais atenção do que a notícia ou o convidado do programa.
Looks do Faustão
Ver em tamanho maior »
Alvo constante nas redes sociais por causa de seus figurinos, Fausto Silva integra o time de estrelas que ditam sua própria moda na Globo
"Eu gosto de comprar as minhas roupas, e a Globo nunca falou nada. Depois que eu emagreci, ficou até mais simples", diz o apresentador, que perdeu quase 40 quilos após uma cirurgia de redução de estômago, em 2009.
Ele compra a maioria de suas roupas em Miami (EUA) e na Itália. Entre as suas manias estão a de não repetir roupa no programa (no ar desde 1989), a de combinar camisas, sapatos e relógio, e a de presentear os amigos, para sorte deles ou não, com algumas das peças que usa.
BOTA BRANCA
Outro que sempre traz o figurino de casa é Jô Soares, 75. Suas roupas são feitas há anos pelo alfaiate Arturo Minelli. "Me guio pelo que fica bem em mim, é intuitivo", conta. "Não sigo a moda, quero que a moda é que me siga", desdenha ele, rindo.
Para a Globo, a marca registrada dos apresentadores deve ser respeitada.
Pense, então, em alguém de bota branca. Xuxa, 50, provavelmente virá à sua cabeça. A obsessão por esses calçados é tanta que, mesmo seguindo, há anos, as dicas da figurinista Christina Gross, ela sempre leva uma mala de botas às gravações para compor o visual.
Regina Casé, 59, é mais uma que usa o acervo pessoal para montar o figurino. Suas roupas são confeccionadas sempre abusando do brilho e das estampas de bichos.
"É uma escola de samba por semana", descreve ela, que divide os louros com a figurinista Cláudia Kopke. "Ela ajudou a construir a imagem do 'Esquenta'."
"É uma escola de samba por semana", descreve ela, que divide os louros com a figurinista Cláudia Kopke. "Ela ajudou a construir a imagem do 'Esquenta'."
Em geral, os apresentadores contam com a ajuda de figurinistas. Nesse time estão nomes como Luciano Huck e Fátima Bernardes. As peças usadas pela apresentadora são as mais procuradas pelo público.
Para o pessoal do jornalismo, há regras descritas em um manual de estilo. A "bíblia" da moda de bancada é distribuída para todas as afiliadas da rede, a fim de evitar que uma âncora dos confins resolva se inspirar na cantora Joelma, do Calypso, no jornalismo regional.
A cartilha traz dicas de ternos e diz que jornalistas devem evitar todo tipo de estampa. Privação que Fausto Silva nunca sofreu.
"Já usei camisa xadrez, listrada, colorida... Eu uso o que gosto. Se a pessoa não gosta, paciência", diz Fausto. Para os fãs do seu estilo, uma perda: ele doou aos poucos todo o seu guarda-roupa da época de sobrepeso. Imagine o sucesso que faria um "bazar do Faustão".
Silvio compra seus ternos e repete looks
DA COLUNISTA DA FOLHADE SÃO PAULOAssim como o microfone de colarinho, os ternos são parte indispensável do visual de Silvio Santos, 82. Em seus mais de 50 anos no ar, o apresentador sempre foi fiel ao estilo paletó e gravata.
Entendida do gosto do patrão, Elaine Marinho, figurinista do SBT que há cerca de dois anos veste o apresentador, separa um só look por programa para ele, com peças que o SBT faz questão de comprar. Silvio Santos não aceita presentes.
Quase sempre se intercalam ternos das marcas preferidas de Silvio (Ricardo Almeida e Camargo Alfaiataria), ora claros, ora escuros.
Ternos escuros são os preferidos da audiência, que ainda escreve para a emissora elogiando algumas peças.
Silvio não tem preferência de cores para gravatas e camisas, que são exclusivamente da Le Mark. Ele não coleciona gravatas nem sapatos e não vê problemas em repetir roupas. A única exigência é um intervalo de ao menos dois meses entre aparições com figurino idêntico.
Entendida do gosto do patrão, Elaine Marinho, figurinista do SBT que há cerca de dois anos veste o apresentador, separa um só look por programa para ele, com peças que o SBT faz questão de comprar. Silvio Santos não aceita presentes.
Quase sempre se intercalam ternos das marcas preferidas de Silvio (Ricardo Almeida e Camargo Alfaiataria), ora claros, ora escuros.
Ternos escuros são os preferidos da audiência, que ainda escreve para a emissora elogiando algumas peças.
Silvio não tem preferência de cores para gravatas e camisas, que são exclusivamente da Le Mark. Ele não coleciona gravatas nem sapatos e não vê problemas em repetir roupas. A única exigência é um intervalo de ao menos dois meses entre aparições com figurino idêntico.
OPINIÃO
Cartilha de figurino da TV passa longe do estilo nacional
PEDRO DINIZCOLABORAÇÃO PARA A FOLHAA política de moda da Globo, que orienta como os apresentadores e âncoras de seus telejornais devem se apresentar diante das câmeras, é baseada na ideia de que roupas "clássicas" são a melhor saída para que, ao contrário de Faustão, ninguém caia nas armadilhas da moda.Trocando em miúdos, no quesito fashion o telejornalismo global fica em cima do muro.
Qualquer elemento fora da "normalidade" é item dispensável e, além de visualmente "desagradável", não combina com a imagem séria que deve acompanhar a notícia.
No entanto, ao abolir de sua cartilha as flores, as estampas, o brilho e o xadrez, por exemplo, o esquadrão da moda global reproduz um padrão europeizado de beleza --engomadinho, algo sisudo e distante do que os brasileiros reconhecem como estilo nacional.
EXCEÇÃO À REGRA
A prova de que um pouco de graça no vestuário não descredita ninguém, muito menos a notícia, é Patrícia Poeta. À frente do "Fantástico", a jornalista soube usar vestidos justos, cores e brilho para ganhar, além da simpatia do público, credibilidade.Hoje, na bancada do "Jornal Nacional", e com os cabelos cortados pouco abaixo dos ombros, limpou sua imagem sem se render aos terninhos e às cores neutras propostos pelos consultores.
Numa época em que se questiona a utilidade dos manuais de estilo e a uniformidade de gosto que pregam, a emissora poderia rever sua etiqueta fashion e abrir espaço para mais ousadias.
Nos telejornais da rede de TV americana CNN, por exemplo, o terno de um botão já foi adotado por âncoras como Anderson Cooper, e as gravatas de cores vivas, pouco a pouco, estão substituindo as tradicionais escuras e sem grafismos aparentes.
Nesse caso, está permitida até a cor berinjela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário