quinta-feira, 25 de julho de 2013

MARINA COLASANTI » Preto, branco e transcendência‏



Que estupenda exposição essa que vi, de Sebastião Salgado, no Jardim Botânico do Rio! Fui em busca da exposição que a imprensa havia me prometido, encontrei nela mais duas, e sei que uma terceira me escapou.

Obediente ao desejo de Salgado, vi em primeiro lugar o que ele queria que eu visse, a imponência da natureza intocada. Tudo é grandioso, as geleiras, as montanhas, mar e deserto, em grande angular e em detalhe. Tudo canta. O planeta, ou o que dele sobra puro, é muito melhor do que nós que o maltratamos.

Abro um parêntesis: era dia de semana e a exposição estava cheia; muitos fotografavam as fotografias, com celulares ou com equipamentos mais sofisticados, e me lembrei de ter visto no jornal uma foto da noite de inauguração, em que uma visitante fotografava um dos painéis, e de ter pensado que ali estava também, oculto, um terceiro fotógrafo, o do jornal, numa moderna sequência de captadores de imagens. Fim do parêntesis.

Volto às salas do Jardim Botânico. Vi ali, além do libelo ecológico ou como parte dele, uma exposição de olhares e gestos. O leopardo bebe água e nos encara como nos encara o guerreiro primitivo de rosto pintado, o leão caça um antílope e o velho papua carrega a ave que caçou, mães de várias espécies protegem sua cria num idêntico abraço, uns fazem ninho, outros fazem casas. E os machos e as fêmeas se seduzem, acasalam-se, e criam seus filhotes de pelo, pluma, pele. As diferenças costuram a enorme semelhança.

Mas o olhar de quem vê é múltiplo como o de quem fotografa, e com meus olhos de gravadora vi uma exposição mais. A do preto e branco. Que mago é Salgado, capaz de conseguir tanto com tão pouco! Dispunha de todas as cores do arco-íris, sedutoras como sereias, e as recusou. Sabia que o discurso seria mais severo e imponente sem elas.

Não quero falar das infinitas possibilidades do cinza, porque o cinza com suas escalas amacia, suaviza. E nenhuma concessão de suavidade acontece nessas fotos. Ao contrário, há uma precisão de lâmina, recorte impecável do escuro contra o claro, bisturi de branco sobre o negro. E a oposição entre esses dois oponentes/complementares entrega ao olhar uma profundidade bem mais intensa do que aquela fornecida pelos óculos de 3D, porque mais verdadeira.

 Estamos acostumados a pensar fotografia como reprodução da realidade, registro fiel do que existe – quantas vezes ouvi dizer que já não faz sentido a pintura realista, se câmara e lentes replicam com tanta perfeição. No entanto, ao fotografar a realidade, Sebastião Salgado lhe dá outra dimensão. Que distantes estão as samambaias da vida real, aquelas com que a gente cruza em qualquer selva ou mato, das que a lente transformou em arabesco, pluma, bordado. É como se Salgado usasse o preto e o branco para nos mostrar a transcendência de cada coisa enfocada.

A foto emblemática da exposição o demonstra: na mão espalmada da iguana, dedos abertos, em que cada escama se desenha nítida, é impossível não pensar em nossa própria mão ancestral, aquela escamosa que saiu de dentro das águas buscando a terra.

A terceira visão possível, a que me escapa, é a que certamente têm os fotógrafos. Para eles, capazes de analisar técnicas e desvendar segredos, tudo há de ter sabor de identificação e aprendizagem.

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