DE SÃO PAULO
O colonista Neil Steinberg, do jornal "Chicago Sun-Times", publicou um texto cutucando o COI (Comitê Olímpico Internacional) por ter escolhido o Rio de Janeiro para receber os Jogos Olímpicos de 2016.
Na eleição, concluída em 2009, para escolher o local da Olimpíada de 2016, Chicago foi uma das cidades candidatas finalistas.
Na primeira rodada de votação final, Chicago, que era apontada como favorita, foi logo eliminada. Na segunda, foi a vez de Tóquio sair da disputa. Na decisão, o Rio venceu Madri por 66 votos a 32
Agora, com os protestos feitos nas ruas no Rio, o colunista do jornal norte-americano escreveu uma carta aberta, com muita ironia, abordando a opção feita pela cidade brasileira, em detrimento a Chicago.
"Caro Comitê Olímpico Internacional, oi! Quanto tempo sem nos falarmos. Quatro anos", começa assim a coluna escrita por Steinberg, referindo-se ao ano da votação.
O colunista disse que hoje o COI provavelmente já esqueceu de Chicago, mas a cidade não esqueceu da decisão do comitê.
Ele apontou que, como ainda falta três anos para a Olimpíada, o Rio pode se preparar e até receber bem a competição. Porém, não acredita nessa possibilidade.
"É difícil de imaginar isso, mas é possível. Os protestos que balançam o Brasil --centenas de milhares de pessoas se manifestaram em cem cidades no último mês, e as ruas do Rio ficaram em chamas nesta semana-- podem diminuir e, de alguma forma, tudo pode ficar bem em 2016", escreveu Steinberg.
Depois, o colunista questionou se o COI se arrependeu da escolha feita pela cidade brasileira. Ele comentou que Chicago também tem muitos problemas, mas que a população apoiaria a Olimpíada
"Aposto que faríamos isso sem bombas, sem a polícia precisar usar gás lacrimogêneo e balas de borrachas. Aposto que a nossa população não se rebelaria contra os Jogos, como estão fazendo os brasileiros, que também estão insatisfeitos com a Copa do Mundo de 2014", continuou.
Steinberg lembrou que Chicago foi uma das cidades que recebeu a Copa do Mundo de 2004 e que não houve crise.
No final, ele disse que o comitê olímpico desperdiçou a oportunidade de ganhar a medalha de ouro, escolhendo Chicago para ser a sede da Olimpíada, mas decidiu ficar com o bronze. "Você [o COI] não pode dizer que não teve chance. Mas estragou tudo."
Reprodução/Chicagosuntimes.com | ||
Coluna de Neil Steinberg no site do "Chicago Sun-Times" questionando se o COI se arrependeu da escolha feita pelo Rio |
Nenhum comentário:
Postar um comentário