segunda-feira, 15 de julho de 2013

Ronaldo Lemos - Detone um game e ganhe como prêmio um emprego

folha de são paulo



Nos anos 1980, fez um certo sucesso o filme "O Último Guerreiro das Estrelas". Nele, um garoto comum era chamado a se juntar a um time de guerreiros estelares ao zerar um videogame (que era na verdade uma ferramenta para selecionar os pilotos mais habilidosos do universo).
Corte para 2013. A empresa Knack está lançando o aplicativo "Balloon Brigade" (brigada dos balões). Trata-se de um game para celular disponível para iPhones.
É um jogo no estilo do "Angry Birds", mas com muito mais tensão, obrigando o jogador a tomar decisões rapidamente.
O que poderia parecer mais um inocente joguinho é na verdade uma poderosa ferramenta de análise das habilidades e da personalidade do jogador. Você é uma pessoa propensa a assumir riscos? É mais conservador? O game mede isso e muito mais.
Analisa uma infinidade de fatores, que leva em consideração a forma como a pessoa realiza cada ação (o jogo foi feito com auxílio de neurocientistas e psicólogos).
Ao final, o jogador pode mandar a sua avaliação (chamadas de "knacks") para empresas ou mesmo postá-la on-line. Empresas como a Shell já começaram a usar o jogo na busca por talentos.
"Balloon Brigade" é só o primeiro lançamento da Knack. Seu plano é ambicioso e passa por usar a tão falada "gamificação" para revolucionar a forma de se lidar com recursos humanos.
Ao mesmo tempo em que faz sentido, traz também preocupações. É mais um território da vida que passa a ser controlado por algoritmos. Quem diria que um filme de férias dos anos 1980 acertaria um tiro tão longo?
*
READER
JÁ ERA Livros e artigos escritos só por humanos
JÁ É Livros e artigos escritos por algoritmos ou com a ajuda deles
JÁ VEM Selo "orgânico" para textos: "este artigo foi escrito sem a ajuda de nenhum algoritmo"
ronaldo lemos
Ronaldo Lemos é diretor do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV e do Creative Commons no Brasil. É professor titular e coordenador da área de Propriedade Intelectual da Escola de Direito da FGV-RJ. Foi professor visitante da Universidade de Princeton. Mestre em direito por Harvard e doutor em direito pela USP, é autor de livros como "Tecnobrega: o Pará Reiventando o Negócio da Música" (Aeroplano). Escreve às segundas na versão impressa de "Ilustrada".

Nenhum comentário:

Postar um comentário