quinta-feira, 1 de novembro de 2012

"Maratona" do Enem exige calma e descanso


ANDRESSA TAFFAREL

DE SÃO PAULO
OLÍVIA FLORÊNCIA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Cerca de 5,7 milhões de estudantes têm pela frente neste final de semana uma verdadeira maratona: o Enem 2012.
Ter de fazer o Exame Nacional do Ensino Médio mexe com os nervos de muitos jovens. E não é para menos: obter uma boa nota na prova pode garantir vaga em universidades públicas e privadas de todo o país.
Para aguentar tanta pressão, a dica de especialistas é aproveitar hoje e amanhã para descansar o corpo e a mente. Dar uma volta no parque, ir ao cinema ou ao teatro são opções de atividades leves.
"O importante é não fugir da rotina. Nada de comidas diferentes ou esportes que a pessoa não costuma praticar", orienta o psicólogo Fernando Elias José.
Aproveite a sexta para arrumar o material necessário: documento original com foto, cartão de confirmação da inscrição e caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente.
"Também é bom visitar o local do exame, ver quanto tempo gasta de casa até lá. Chegar no local da prova correndo é desvantagem", lembra Alberto Francisco do Nascimento, do Anglo Vestibulares.
Já estudar de última hora não é recomendável. "Mas se de repente bater aquela dúvida sobre um assunto é melhor buscar a resposta do que ficar com aquilo martelando na cabeça. Isso só vai tirar a concentração na hora da prova", afirma Vera Lucia Antunes, coordenadora pedagógica do Objetivo.
Editoria de Arte/Folhapress
VÁ COM CALMA
Conhecido por ser uma prova extensa e que exige muita interpretação, o Enem costuma deixar os estudantes bem cansados ao final de cada dia. "É uma prova de resistência", resume Edmilson Mota, coordenador do Etapa.
Para minimizar o esforço, Vera Lucia diz que é importante ler tudo com calma, para não ter de voltar atrás.
"A primeira coisa a fazer é assinar o cartão-resposta e marcar a cor da prova nele. No final, o aluno pode estar com pressa e esquecer disso."
Segundo Mota, as questões tendem a vir em ordem de dificuldade, então não vale a pena pular perguntas.
Para o segundo dia, ele recomenda uma estratégia diferente: "Comece fazendo um rascunho da redação. Depois que fizer um tempo razoável de testes, faltando uma hora e meia de prova, mais ou menos, pega e passa a limpo. Faz diferença olhar a redação em outro momento".
Nascimento, porém, diz que o melhor é começar pelas questões. "Se você gostar do tema da redação, pode gastar muito tempo e sobrar pouco tempo para os testes."

Nenhum comentário:

Postar um comentário