terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Usuário de estação de trem vai tocar piano ao usar escada

FOLHA DE SÃO PAULO

FOCO
Eduardo Knapp/Folhapress
Escada interativa transforma degraus em teclados com som de nota musical de piano em estação da CPTM
Escada interativa transforma degraus em teclados com som de nota musical de piano em estação da CPTM
OLÍVIA FLORÊNCIACOLABORAÇÃO PARA A FOLHAEm um dia comum, a ida ao trabalho começa com você tocando piano. Na estação Osasco da CPTM, os degraus de uma escada reproduzem algumas teclas do instrumento e cada um deles responde à pisada com um som.
Se os passos na escada forem sincronizados é possível até "dedilhar" um Chopin com os pés, segundo os responsáveis pelo projeto.
Os 34 degraus sonoros, de um total de 42 da escada, já chamavam a atenção ontem. Um teste na escada-piano, que ainda estava fechada, despertou a curiosidade de quem utilizava as escadas rolantes ao lado.
A vendedora Nádya Munis, 18, observava a brincadeira e disse que também queria experimentar.
"Muito legal! É uma boa forma de incentivo. Eu curti. Agora vou começar a subir pela escada e ver se chamo uns amigos pra tocar", diz.
INSPIRAÇÃO SUECA
A ideia da escada veio da longínqua Suécia. O site The Fun Theory reúne ideias que visam melhorar o comportamento das pessoas e a cada ano escolhe uma delas.
Em 2009, a ideia vencedora foi a escada-piano, instalada no metrô de Estocolmo. Aqui, a escada será aberta ao público oficialmente hoje e ficará por lá até 24 de fevereiro (o sistema de som é removível). De segunda a sexta, a escada funcionará das 9h às 22h. Nos fins de semana, das 9h às 19h.
Numa estação por onde circulam cerca de 120 mil pessoas por dia, a iniciativa é um estímulo ao exercício.
"A ideia é incluir a atividade física na vida das pessoas. Além do esporte e da academia, existe a atividade na rotina das pessoas", diz Marcelo Paulino, do Sesc Osasco, unidade responsável pela instalação. O custo final da iniciativa não foi divulgado.
Rodrigo Barbosa, da empresa Zoomb, desenvolvedora do projeto, disse que a instalação partiu do zero.
"Os caras [suecos] fizeram do jeito deles, a gente desenvolveu um nosso. Fizemos um software e um hardware (teclas e caixas que recebem os sinais das teclas) exclusivos para a instalação."
Os irmãos Vinícius, 13, e Mateus Mota, 9, testaram a escada piano antes e aprovaram. "Achei bem divertido", disse Mateus. "Como a gente vive disputando, vai ser legal. A gente vê quem consegue tocar uma música primeiro", disse Vinícius.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário