segunda-feira, 13 de maio de 2013

'Design é novo MBA', afirma diretor do MIT Media Lab

folha de são paulo

INTERNETS
RONALDO LEMOS
@lemos_ronaldo
'Design é novo MBA', afirma diretor do MIT Media Lab
Essa foi a mensagem de Joi Ito, quando esteve no Brasil, na semana passada. O mesmo papel que os MBAs tiveram na estruturação da gestão de empresas, o design terá em diversos campos sociais.
A razão é que o mundo mudou. Organizações hierárquicas competem com redes fluidas de cooperação, mais eficientes, onde a agilidade é elemento central.
O design torna-se o programa ideal para ensinar habilidades necessárias nesse contexto. Não apenas desenhar produtos, mas repensar a cidade, os hábitos, as organizações, a política ou a academia.
Joi Ito dirige uma das instituições acadêmicas mais prestigiosas do planeta, mas não completou a graduação. Preferiu investir tempo explorando: foi DJ e apresentador de TV, até se consolidar como investidor de empresas como Twitter e Kickstarter.
Hoje, está no conselho de empresas como "The New York Times", Sony e Mozilla.
Ele está de olho no Brasil. Acha que o país precisa apostar em inovação. Diz que, tão importante quanto ter foco, é ter uma boa visão periférica. E que os brasileiros têm naturalmente essa habilidade.
Ele acha que organizações, incluindo empresas e a academia, precisam ser "antidisciplinares". Em dois sentidos. Rompendo as barreiras entre os conhecimentos ao criar espaços onde antropólogos falam com advogados, cientistas da computação etc. E no sentido tradicional da palavra, de questionar autoridade.
Nas suas palavras, "ninguém ganha um prêmio Nobel fazendo o que outras pessoas dizem para você fazer".
READER
JÁ ERA Esperar 30 dias para receber uma compra pela rede
JÁ É Compras on-line entregues em até dois dias
JÁ VEM Produtos comprados na rede chegando no mesmo dia (ao menos nos EUA)

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário