segunda-feira, 22 de julho de 2013

EDUARDO ALMEIDA REIS - Só ele?‏

Presumo que a biodiversidade encontrada nas jubas dos três atletas seja das mais ricas, misturando espécies de seres vivos da Inglaterra, da Espanha e da Alemanha 


Estado de Minas: 22/07/2013 

O leitor sabe que sempre fui inimigo das injustiças, como esta que fizeram com o ilustre deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO), nascido dia 27/7/67 em Porecatu (PR), condenado a 13 anos de cadeia pelo furto de uma ou duas dúzias de milhões de reais. Só ele? E os outros que continuam roubando muito mais? Comparado com eles, Donadon é um trombadinha. É verdade que só deve cumprir dois anos em regime fechado, mas ainda assim foi injustiça.

Fatos rondonienses me falam de perto, porque Rondônia é o antigo território do Guaporé. Por 20 ou 25 minutos deixei de ser nomeado secretário-geral do território federal do Guaporé, cargo equivalente ao de primeiro-ministro. Em 1964, os governadores dos territórios eram coronéis do Exército e os secretários-gerais administravam as quitandas.

O general que fazia as nomeações, solteirão, mulherengo, meu amigo, perguntou: “Eduardo, você quer ser secretário do Guaporé?”. Informado de que o seu jovem amigo não queria outra coisa, o general disse: “Poxa, você não me falou e acabo de nomear um sujeito. Vou ver se consigo desfazer a nomeação”.

Não conseguiu, felizmente para mim e infelizmente para o leitor do Estado de Minas. No Guaporé, o philosopho teria morrido de malária ou flechado de índio, se não fosse abatido a tiros pelos garimpeiros e madeireiros. E agora, esta: nosso belo Donadon cassado e preso, talvez pela burrice de roubar muito menos do que tantos outros larápios conhecidos de todos nós. O produto de sua gatunagem só dá para comprar dois bons apartamentos em Belo Horizonte.

Biogeocenose capilar

Em rápidas pinceladas, ouçamos dona Zica Assis: “Dante, do Bayern, tem cabelo fino, mas o cacheado está todo embolado. Seria bom que ele fizesse o tratamento super relaxante, que ajuda a definir os cachos. Para manter esse penteado black power, ele deve cortar o cabelo sempre em camadas. David Luiz, do Chelsea, o cabelo dele é fino, com mechas louras, mas está bastante ressecado. Não precisa hidratar para dar brilho. Ele deve usar diariamente um creme de pentear com filtro solar para proteger a cor e não danificar as mechas. Marcelo, do Real Madrid, é o cabelo mais delicado, desidratado e crespo. É frisado e ele parece não pentear, o que faz que as pontas fiquem em forma de parafusos. Recomendo o uso de reparador de pontas e também de leave-in com filtro solar”. É o que aconselha a proprietária da Beleza Natural, rede com 13 salões especializados em cabelos crespos.

Morena bem morena, risonha, ostentando imensa cabeleira também crespa, mas penteada, sem pontas em parafusos, presumo que bem abastecida de leave-in com filtro solar, Zica foi levada ao estádio para conhecer de perto a biogeocenose capilar dos craques do professor Felipão.

E biogeocenose, como o leitor certamente ignora a exemplo do seu philosopho até 15 minutos atrás, é o mesmo que ecossistema, sistema que inclui os seres vivos e o ambiente, com suas características físico-químicas e as inter-relações entre ambos.

Presumo que a biodiversidade encontrada nas jubas dos três atletas, que se abraçam depois dos golos da equipa nacional brasileira, seja das mais ricas, misturando espécies de seres vivos da Inglaterra, da Espanha e da Alemanha, onde fazem sucesso nos clubes que detêm os seus direitos federativos.

Se me fosse dado palpitar, com todo o respeito, Zica Assis melhor faria se cortasse 80% de sua própria cabeleira, começando o embelezamento dos três atletas, antes de pensar em cremes e hidratações com filtro solar, pela máquina zero.

Muitos e muitos anos atrás, cerca de meio século, pensei montar em Botafogo, no Rio, um salão de beleza especializado em cabelos crespos. Sociedade com uma amiga cabeleireira, que entraria com o trabalho e a supervisão da equipe de manicures, cabeleireiras e podólogas. Chegamos a ver o espaço num segundo andar de prédio comercial na Rua da Passagem. Decorrido tanto tempo, não me lembro por que o negócio não foi adiante. Creio desnecessário dizer que o salão cuidaria somente de cabelos crespos femininos, que ficam lindos com chapinhas quentes, escovas progressivas e aquele tratamento perigosíssimo à base de formol.

Por derradeiro, informo que o Google tem 236.000 entradas para “como cuidar de cabelos crespos”, inclusivamente as informações do cabeleireiro Wilson Eliodorio, que cuida de Taís Araújo, Maria Fernanda Cândido e Alinne Moraes.

O mundo é uma bola
 

22 de julho de 1298: Eduardo I da Inglaterra e seus arqueiros derrotam William Wallace e seus lanceiros na Batalha de Falkirk, durante a Guerra da Independência da Escócia.

Em 1935, o presidente Getúlio Vargas cria A Hora do Brasil, programa transmitido obrigatoriamente para todo o território brasileiro, mas tarde transformado em A Voz do Brasil, seguramente um dos programas mais chatos da radiofonia mundial. Concorre em falta de audiência com a TV do Lula.

Em 1969, o generalíssimo Franco indica o príncipe Juan Carlos para futuro rei da Espanha. Em 2011, um maluco mata a tiros e bombas 93 pessoas e fere outras 90 na Noruega.

Hoje é o Dia do Trabalho Doméstico e o Dia do Cantor Lírico, não sei se no Brasil. Se não for, fica sendo.

Ruminanças

“Quando bebemos, ficamos bêbados. Quando ficamos bêbados, dormimos. Quando dormimos, não cometemos pecados. Quando não cometemos pecados, vamos para o céu. Portanto, vamos ficar bêbados para ir para o céu” (Brian O’Rourke).

Nenhum comentário:

Postar um comentário