segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Meme ganha força como instrumento dos políticos

folha de são paulo

INTERNETS
RONALDO LEMOS - ronaldolemos09@gmail.com
IMPRESSIONA COMO o meme virou uma forma central de comunicação "de massa" hoje: fotos, filmes e textos remixados, boa parte deles sarcásticos, que são reproduzidos pela internet viralmente, por imitação.
Ganharam até função política. É só pensar nos memes surgidos no julgamento do mensalão, como o ministro Joaquim Barbosa com capa de Batman, ou como outros fatos políticos são sintetizados em memes.
A função política é ilustrada pelo modo como Barack Obama baseou neles parte de sua estratégia na reeleição. O jantar anual para os correspondentes de imprensa na Casa Branca já se consagrou como festival de memes.
Obama criou até página no Tumblr, hoje uma das principais "memelândias".
Como toda forma de comunicação que ganha relevância, memes estão dando dinheiro. O empresário sul-coreano Bem Huh, radicado nos EUA, construiu um pequeno império. A "Cheezburger
Network" inclui sites populares globalmente, como o Know your Meme (conheça seu meme) ou o FAIL Blog.
Empresários brasileiros também tentam a sorte. Há uma onda de sites de memes pipocando. A lista é longa: Mememania, Memesdaent, Mundomemes e por aí vai.
Esses pequenos artefatos culturais lembram que a produção colaborativa e descentralizada na rede continua forte. São veículos perfeitos para se espalharem e serem consumidos em segundos. E é claro, serem substituídos por qualquer outra coisa no momento seguinte.
-
READER
JÁ ERA Música de protesto
JÁ É Meme de protesto
JÁ VEM Muitos memes de diversão ou protesto circulando nas ruas até o fim do Carnaval

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário