folha de são paulo
MARIANNA ARAGÃO
DE SÃO PAULO
O Twitter anunciou nesta quarta-feira (20) o lançamento oficial de suas atividades comerciais no Brasil.
As metas do serviço de microblogs são ambiciosas: além de atingir os 200 maiores anunciantes do país e as 30 principais agências de publicidade digitais, o Twitter também quer chegar aos pequenos negócios, como restaurantes e comércios locais.
A empresa mantém um escritório no Brasil desde novembro do ano passado, o terceiro fora dos Estados Unidos. Japão e Reino Unido também têm escritórios locais.
Segundo Guilherme Ribenboim, ex-executivo do Yahoo e do Clickon que comanda as operações do Twitter no Brasil, o tamanho do mercado publicitário nacional e o número de usuários da plataforma justificam o interesse pelo país.
A empresa não revela dados específicos sobre usuários brasileiros. Mas, de acordo com o executivo, o país representa a "maioria" dos usuários latino-americanos, que totalizaram 32 milhões no final de 2012, ou 16% da audiência global do site.
Mundialmente, a rede dobrou de tamanho no ano passado, somando hoje 200 milhões de membros. Desses, 60% usam o serviço por dispositivos móveis.
NOVO MERCADO
Com uma estrutura no Brasil, o Twitter pretende aumentar o número de marcas presentes em sua rede e vender seus produtos de publicidade às empresas brasileiras.
A companhia oferece três tipos de produtos a anunciantes: a inclusão das marcas em tuítes, nos "trending topics" e no "feed" de notícias de usuários. As mensagens são identificadas ao usuário como "patrocinadas".
De acordo com o diretor de vendas para médias empresas do Twitter, John Ploumitsakos, o mercado de pequenas e médias empresas é uma das grandes apostas da companhia.
"Há uma tremenda oportunidade no Brasil neste segmento", afirmou. Segundo ele, o Twitter facilita a conversa entre a empresa e seu consumidor, funcionando como ferramenta de marketing e de relacionamento.
De acordo com dados divulgados pela companhia, 50% dos usuários do Twitter seguem seis ou mais marcas na plataforma.
Com isso, o objetivo da maioria (68%) dos usuários é ter acesso a descontos e promoções das empresas.
Outros 52% dizem buscar o acesso a conteúdos exclusivos e 48% desejam receber notificações sobre atualizações de produtos.
Semanalmente, cerca de 4,5 milhões de "tuítes" são publicados sobre experiências de compras e consumo na plataforma, segundo dados divulgados pela empresa.
"Nosso foco inicial é fazer com que os pequenos e médios negócios conheçam e usem a plataforma, para depois pensar em vender nossos produtos de publicidade", afirmou Ribenboim.
PARCERIAS
Segundo o executivo, além do esforço publicitário, a operação brasileira também vai se dedicar a buscar parcerias em outras áreas de negócios, que possam aumentar a audiência do site no país.
Uma das possibilidades seria firmar acordos com operadoras de telefonia e fabricantes de celulares para facilitar o acesso à internet móvel de usuários de telefones pré-pagos.
A TIM e o Facebook criaram uma promoção com esse formato recentemente.
Segundo Ribenboim, o Twitter está conversando com algumas operadoras sobre esse tipo de parceria, mas ainda não há nada fechado.
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