segunda-feira, 22 de abril de 2013

Mônica Bergamo

folha de são paulo

SP abre larga vantagem sobre Rio na entrada de estrangeiros no primeiro trimestre


São Paulo abriu larga vantagem em relação ao Rio na entrada de estrangeiros nos três primeiros meses do ano. O número de desembarques no aeroporto de Guarulhos cresceu 17% de janeiro a março, em comparação com o mesmo intervalo de 2012. A taxa no Galeão ficou estagnada, com ligeira queda de 0,69%.
DE LONGE
Até março, SP recebeu 539 mil turistas internacionais e o Rio, 299 mil. O mês com aumento mais expressivo na capital paulista foi fevereiro, com 167 mil desembarques --alta de 37% ante o mesmo período de 2012. Já o Rio recebeu no mês do Carnaval 99 mil visitantes de outros países --redução de 1%.
GRINGOS 3
Os dados fazem parte de relatório da Polícia Federal. Para Flávio Dino, presidente da Embratur, o desempenho de SP neste início de ano é explicado pela "força do turismo de eventos e negócios". Ele cita a Campus Party, em fevereiro, como um dos eventos que impulsionaram o aumento.
SUPERMAGRA
Danilo Borges/Divulgação
Luciana Gimenez é a capa da revista "Uma", nas bancas na quarta; "Achava que estava gorda. Passei três anos usando só preto", diz ela à publicação.
ALÔ, MARTA
Cineastas e intelectuais de todo o Brasil estão preparando um abaixo-assinado manifestando sua preocupação em relação às mudanças na Cinemateca Brasileira. Mais de duas dezenas de funcionários com mais de 20 anos de serviço foram desligados do órgão depois que Marta Suplicy assumiu o Ministério da Cultura.
PESO PESADO
Encabeçam as assinaturas o crítico literário Antonio Candido e a escritora Lygia Fagundes Telles. Do cinema assinam o produtor Luiz Carlos Barreto e os diretores Hector Babenco, Fernando Meirelles, Cao Hamburguer, Carlos Alberto Riccelli e André Klotzel, entre outros.
GAVETA
Hector Babenco protestou contra as mudanças na Cinemateca na semana passada, na reunião do prefeito Fernando Haddad com cineastas em SP. Disse que se sentiu como se sua própria casa tivesse sido invadida.
A DONA DO TEMPO
A jornalista Helle Alves, 86, fez noite de autógrafos de seu livro, "Eu Vi - Quando Mataram Che Guevara e Outros Momentos da História", na quinta. Sinval de Itacarambi Leão, diretor da revista "Imprensa", o músico Dinho Nascimento, a escritora Thais Alves (que é sobrinha da autora) e o médico Francisco José Bueno de Aguiar foram ao evento.

Jornalista lança obra de memórias

 Ver em tamanho maior »
Zanone Fraissat/Folhapress
AnteriorPróxima
A jornalista Helle Alves, 86, lançou o livro "Eu Vi - Quando Mataram Che Guevara e Outros Momentos da História", na Livraria do Espaço, na rua Augusta
A CURA
Quatrocentos cientistas de 80 países assinaram declaração ratificando que é possível erradicar a poliomielite do planeta em cinco anos. Para isso, seriam necessários investimentos de R$ 11 bilhões. Seria a melhor oportunidade para eliminar a doença: nunca se registraram tão poucos casos no mundo. Em 2012, foram 223. E, até abril deste ano, apenas 16. No Brasil não há casos identificados desde 1989.
A CURA 2
Jorge Kalil, diretor do Instituto Butantan, Paulo Gadelha, presidente da Fiocruz, Carlyle Guerra de Macedo, diretor emérito da Organização Pan-Americana de Saúde, Sergio Cabral, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, e o epidemiologista Ciro de Quadros fazem parte do grupo de dez brasileiros que encampam a ideia.
PIPOCA E GUARANÁ
O diretor Marcos Bernstein apresentou a adaptação do filme "Meu Pé de Laranja Lima", em cartaz desde o fim de semana. Os protagonistas, José de Abreu e João Guilherme Ávila (que foi com sua mãe, Naira), o ator Caco Ciocler e o ex-jogador de basquete Oscar Schmidt estiveram na pré-estreia do longa.

Atores e diretor apresentam filme

 Ver em tamanho maior »
Avener Prado/Folhapress
AnteriorPróxima
O ator Caco Ciocler, que faz parte do elenco de "Meu Pé de Laranja Lima", esteve na pré-estreia para convidados do filme
DUPLA PERSONALIDADE
Filho de Clarice Lispector, o economista Paulo Gurgel Valente, 60, lança no dia 19 de maio seu terceiro livro infantil, "Pedro e a Onça". Sem o Lispector em seu sobrenome, ele assina a obra também sem o Gurgel, do pai, o que dificulta a sua associação com os livros técnicos de economia que escreve. "Fiz isso para simplificar", diz.
NOVOS SÚDITOS
Além do governador pernambucano e presidenciável Eduardo Campos (PSB-PE), também Xuxa será estrela do 12º Fórum de Comandatuba.
*
A loira será homenageada no encontro de empresários organizado por João Doria Jr., na Bahia, no dia 28.
CONSULTORIA
A escritora Olga Curado lançou o livro "Viver sem Crise" na livraria Saraiva do shopping Pátio Higienópolis. O empresário Ricardo Kauffmann e Fernando Antônio Simões, presidente da JSL Logística, compareceram.

Olga Curado autografa novo livro

 Ver em tamanho maior »
Avener Prado/Folhapress
AnteriorPróxima
A jornalista e escritora Olga Curado lançou o livro "Viver sem Crise", na livraria Saraiva do shopping Pátio Higienópolis
CURTO-CIRCUITO
Henilton Menezes, secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, discute temas como Lei Rouanet e Vale-Cultura, hoje, no Museu do Futebol, às 14h.
Nesta segunda-feira (22) será lançado o livro "Vai, Corinthians! (Que Nós Vamos Atrás)", de Celso Unzete, Dante Grecco, Antonio Marcos Abrahão e André Silva. Às 18h, na Livraria Cultura, na Paulista.
Cauby Peixoto faz show nesta segunda, às 22h, no Bar Brahma, no centro. 18 anos.
Amaro Gurgel autografa o livro "Mensageiros da Miscigenação", nesta segunda-feira (22), às 18h30, na Livraria Martins Fontes, na Paulista.
Mônica Bergamo
Mônica Bergamo, jornalista, assina coluna diária publicada na página 2 da versão impressa de "Ilustrada". Traz informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário