Estado de Minas : 04/04/2013
Ilustração do livro Reprograme, organizado pelo jornalista Luis Marcelo Mendes |
Organizado pelo jornalista carioca Luis
Marcelo Mendes, Reprograme aborda o papel dos museus na era da
informação. O livro tem lançamento hoje, às 19h30, no Museu das Minas e
do Metal. Concebida como projeto colaborativo, a publicação aborda
questões em debate por pensadores de museus e reúne artigos, entrevistas
e palestras de autores brasileiros e estrangeiros. Em pauta, a evolução
do papel do museu na construção e distribuição do conhecimento, o
impacto das novas tecnologias, a participação na comunidade e o
engajamento, por meio de estratégias inovadoras, para envolver o público
nas trocas com a arte, artistas e experiências cotidianas.
O livro traz cases de várias instituições museológicas do mundo, como o Museu de Arte Moderna (MoMA) e o New Museum, em Nova York, os museus do Louvre e D’Orsay, em Paris, o Yerba Buena Center for the Arts, em São Francisco, na Califórnia, entre outros. No Brasil, é destacada a experiência inovadora do Museu das Minas e do Metal (MMM), cuja rede social – a Rede MMM, disponível em www.mmm.org.br, com cerca de 900 seguidores – estende o passeio pelo museu na internet, com conteúdos postados pelos próprios visitantes.
Jornalista há 20 anos, Luis Marcelo Mendes atua junto a instituições públicas e privadas no desenvolvimento de projetos de comunicação, branding, mídias digitais, editoriais, exposições e ações promocionais. Este ano, ele participará de alguns eventos na área, entre eles o Museum and the web (Portland, EUA), Museum next (Amsterdã, Holanda) e seminário na Casa do Saber (RJ).
Durante o lançamento em Belo Horizonte, haverá debate sobre o tema com o público e dois especialistas: Alysson Lisboa, especialista em comunicação digital interativa e professor do UniBH, e Ana Paula Gaspar, coordenadora de comunicação digital e mídias sociais do MMM.
Reprograme
Lançamento do livro e debate. Hoje, às 19h30, no Museu das Minas e do Metal, Praça da Liberdade, s/nº, Funcionários. Entrada franca. Informações: (31) 3516-7200.
O livro traz cases de várias instituições museológicas do mundo, como o Museu de Arte Moderna (MoMA) e o New Museum, em Nova York, os museus do Louvre e D’Orsay, em Paris, o Yerba Buena Center for the Arts, em São Francisco, na Califórnia, entre outros. No Brasil, é destacada a experiência inovadora do Museu das Minas e do Metal (MMM), cuja rede social – a Rede MMM, disponível em www.mmm.org.br, com cerca de 900 seguidores – estende o passeio pelo museu na internet, com conteúdos postados pelos próprios visitantes.
Jornalista há 20 anos, Luis Marcelo Mendes atua junto a instituições públicas e privadas no desenvolvimento de projetos de comunicação, branding, mídias digitais, editoriais, exposições e ações promocionais. Este ano, ele participará de alguns eventos na área, entre eles o Museum and the web (Portland, EUA), Museum next (Amsterdã, Holanda) e seminário na Casa do Saber (RJ).
Durante o lançamento em Belo Horizonte, haverá debate sobre o tema com o público e dois especialistas: Alysson Lisboa, especialista em comunicação digital interativa e professor do UniBH, e Ana Paula Gaspar, coordenadora de comunicação digital e mídias sociais do MMM.
Reprograme
Lançamento do livro e debate. Hoje, às 19h30, no Museu das Minas e do Metal, Praça da Liberdade, s/nº, Funcionários. Entrada franca. Informações: (31) 3516-7200.
Nenhum comentário:
Postar um comentário