FOCO
ANDREZA MATAISDE BRASÍLIAManter as roupas limpas e arrumadas -os sapatos, idem-, manter 33 centímetros de distância sempre que conversar com um norte-americano e ter boas maneiras à mesa. É isso (e muito mais) que a Caixa Econômica Federal recomenda aos brasileiros que viajam aos EUA.A página do banco na internet disponibilizou aos clientes um manual sobre como se comportar nos EUA.
Quem procurou informações sobre como remeter dinheiro do exterior para o Brasil se deparou com as regras de "comportamento e etiqueta".
São várias as dicas: desde como cumprimentar e conversar com americanos a como se vestir adequadamente.
No restaurante, por exemplo, diz o manual: "Para alcançar um prato que está distante, peça educadamente para alguém mais próximo dele trazê-lo até você".
Em outro trecho, a cartilha explica: "Nos EUA, procure ficar a uma distância mínima de 33 centímetros (a distância aproximada de um braço esticado) quando conversar com outras pessoas".
A Caixa disse que o manual foi elaborado "com objetivo de apoiar a comunidade brasileira no exterior" e que as orientações "foram elaboradas com base em recomendações de sites especializados".
O banco diz ainda que a decisão foi de sua área internacional, que elaborou as dicas há oito anos, quando o processo de internacionalização do banco foi iniciado.
O banco também disponibiliza em seu site internacional dados sobre o Japão e Portugal -sem guia de etiqueta.
Em 2010, o Itamaraty também fez uma cartilha com dicas para brasileiros não serem barrados na Europa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário