sábado, 12 de janeiro de 2013

Cicero e João Almino estão na disputa por vaga de Ivo na ABL

FOLHA DE SÃO PAULO

A jornalista Rosiska Darcy de Oliveira também já oficializou a candidatura
DO EDITOR-ADJUNTO DA “ILUSTRADA”DA COLUNISTA DA FOLHAA "sessão da saudade" para Lêdo Ivo (1924-2012), realizada na tarde de quinta na Academia Brasileira de Letras, deu a largada oficial para a disputa pela sucessão da cadeira 10, que o poeta ocupava entre os imortais.
Em menos de 24 horas, três nomes formalizaram interesse na vaga do alagoano, morto no dia 23 de dezembro. Foram eles o poeta Antonio Cicero, o diplomata e escritor João Almino e a jornalista Rosiska Darcy de Oliveira.
A candidatura de Rosiska, segundo apurou a reportagem, tem o respaldo da presidente da casa, Ana Maria Machado, e da acadêmica Cleonice Berardinelli. Machado informou que, como presidente, mantém "uma posição equidistante e neutra".
Nos bastidores, alguns acadêmicos mostram receio de que a diretoria use seu poder para eleger Rosiska. Hoje só há quatro mulheres na ABL, que dispõe de 40 cadeiras.
Almino, cônsul-geral do Brasil em Madri, disse à Folha também ter oficializado sua candidatura. "Seria a chance de um terceiro João diplomata", disse, referindo-se a João Guimarães Rosa (1908-1967) e João Cabral de Melo Neto (1920-1999).
A candidatura de Cicero tem a simpatia de Sergio Paulo Rouanet, Antônio Carlos Secchin e Marco Lucchesi.
"Admiro vários acadêmicos, alguns são meus amigos. Para mim, é um prazer estar com eles", disse à Folha. "Com eventos, publicações e prêmios, a Academia tem tido um papel cada vez mais importante de estímulo à produção cultural."
O poeta Marcus Accioly também tem apoiadores entre os acadêmicos. A historiadora Mary del Priore, outra citada como concorrente, diz que "é cedo para falar disso".(FABIO VICTOR E RAQUEL COZER)

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário