Estado de Minas - 28/01/2013
Dois documentários roubaram a cena na noite de encerramento da 16ª Mostra de Cinema de Tiradentes, na noite de sábado. Os dias com ele (SP), de Maria Clara Escobar, com produção de Paula Pripas, foi duplamente premiado na Mostra Aurora. Foi eleito Melhor Filme pelo júri da crítica e pelo júri jovem, levando o Prêmio Itamaraty, no valor de R$ 50 mil, além de serviços e materiais cinematográficos dos parceiros da mostra. O júri da crítica desta edição foi composto por Esther Hamburger, professora da USP; Fábio Andrade, crítico de cinema (RJ); Marcelo Miranda, jornalista e crítico de cinema (MG); Alexandre Figueirôa, professor e pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e Sheila Schvarzman, professora e pesquisadora (SP).
A diretora dedicou a premiação às montadoras do filme, Julia Murat e Juliana Rojas, e também ao ator mineiro Dellani Lima, pela experiência compartilhada durante a Mostra Tiradentes. “Obrigada pelo texto bonito (do júri jovem) e a recepção de todos vocês nessa experiência maravilhosa que foi o festival. A Mostra Aurora, ao selecionar jovens diretores como eu, dá um sentido de ‘vamos lá galera’”, afirmou Escobar, garantindo que ainda fará muitos filmes.
O melhor longa escolhido pelo júri popular foi Dossiê Jango, de Paulo Henrique Fontenelle (representado por Carla Domingues), exibido no Cine-Praça. Produzido integralmente pelo Canal Brasil, o filme trata do suposto complô que culminou no assassinato do ex-presidente João Goulart.
O curta A onda traz, o vento leva, do pernambucano Gabriel Mascaro (representado por Luiz Joaquim), recebeu dois prêmios. Foi considerado Melhor Filme pelo júri popular e recebeu o Prêmio Aquisição do Canal Brasil no valor de R$ 15 mil. Outro premiado da noite foi o curta Meu amigo mineiro, de Gabriel Martins e Victor Furtado, eleito na Mostra Foco pelo júri da crítica.
Os júris jovem e da crítica concederam ainda menções honrosas a dois filmes integrantes da Mostra Aurora, respectivamente, Matéria de composição, de Pedro Aspahan, e L
Nenhum comentário:
Postar um comentário