Estado de Minas : 30/04/2013
Bárbara Nascimento e
Ana Carolina Dinardo
Brasília – A exclusão
de 65 reclamações de consumidores de planos de saúde do sistema da
Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) colocou em xeque a
credibilidade do índice utilizado pelo órgão regulador para definir a
suspensão das operadoras. O funcionário responsável por apgar as
demandas foi afastado, um processo administrativo aberto e o caso
encaminhado à Polícia Federal.
A ANS optou por não computar as reclamações recebidas no período em que a interferência no sistema ocorreu, entre 19 de dezembro de 2012 e 31 de janeiro deste ano. A agência reguladora divulgou ainda que recuperou parte dos registros danificados e elevou o grau de segurança do sistema.
A coordenadora institucional da Associação de Consumidores – Proteste, Maria Inês Dolci, recomenda que os beneficiários reenviem as reclamações. “A pessoa não sabe se a queixa foi ou não apagada. Além disso, é preciso estar atento ao processo de resolução do problema. Para isso, é melhor anotar o dia, a hora e o protocolo da reclamação”, orientou.
Para Maria Inês, o episódio contribui para que o levantamento realizado pela ANS perca credibilidade. “É necessário que a agência faça um levantamento minucioso para ter a certeza do número de queixas deletadas para que o consumidor não seja enganado”, disse.
RANKING O índice de reclamações dos beneficiários é utilizado para definir quais operadoras serão suspensas pelo período de um trimestre. Os planos são comparados com convênios de mesmo porte e têm sua evolução avaliada a cada três meses. Caso permaneçam na pior faixa de avaliação por dois meses, eles têm a comercialização suspensa. Até hoje, 396 planos de 56 operadoras já foram punidos. No último balanço, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, divulgou ainda que oito delas foram encaminhadas para a saída do mercado.
Segundo a Proteste, a insuficiência da rede disponibilizada pelas operadoras soma mais de 55% das reclamações recebidas. Outros 40% das queixas são referentes ao não cumprimento dos prazos para atendimento. A Resolução Normativa 259 da ANS determina que consultas básicas sejam marcadas em até sete dias úteis. Nas demais especialidades, o prazo é de 14 dias úteis e as cirurgias devem ser feitas em até 21 dias.
A ANS optou por não computar as reclamações recebidas no período em que a interferência no sistema ocorreu, entre 19 de dezembro de 2012 e 31 de janeiro deste ano. A agência reguladora divulgou ainda que recuperou parte dos registros danificados e elevou o grau de segurança do sistema.
A coordenadora institucional da Associação de Consumidores – Proteste, Maria Inês Dolci, recomenda que os beneficiários reenviem as reclamações. “A pessoa não sabe se a queixa foi ou não apagada. Além disso, é preciso estar atento ao processo de resolução do problema. Para isso, é melhor anotar o dia, a hora e o protocolo da reclamação”, orientou.
Para Maria Inês, o episódio contribui para que o levantamento realizado pela ANS perca credibilidade. “É necessário que a agência faça um levantamento minucioso para ter a certeza do número de queixas deletadas para que o consumidor não seja enganado”, disse.
RANKING O índice de reclamações dos beneficiários é utilizado para definir quais operadoras serão suspensas pelo período de um trimestre. Os planos são comparados com convênios de mesmo porte e têm sua evolução avaliada a cada três meses. Caso permaneçam na pior faixa de avaliação por dois meses, eles têm a comercialização suspensa. Até hoje, 396 planos de 56 operadoras já foram punidos. No último balanço, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, divulgou ainda que oito delas foram encaminhadas para a saída do mercado.
Segundo a Proteste, a insuficiência da rede disponibilizada pelas operadoras soma mais de 55% das reclamações recebidas. Outros 40% das queixas são referentes ao não cumprimento dos prazos para atendimento. A Resolução Normativa 259 da ANS determina que consultas básicas sejam marcadas em até sete dias úteis. Nas demais especialidades, o prazo é de 14 dias úteis e as cirurgias devem ser feitas em até 21 dias.
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