Blogueira faz trâmite e espera viajar em breve
No bairro de Vedado, em Havana, a blogueira crítica do governo Yoani Sánchez foi a primeira a ser atendida no escritório de Migrações para pedir um novo passaporte -obter o novo documento é parte do trâmite para conseguir deixar o país.
Sánchez, que já teve a autorização de saída negada mais de 20 vezes, inclusive para o Brasil, foi informada por um funcionário que receberá o novo documento num prazo de 15 dias úteis.
"Perguntei aos funcionários se eu poderia viajar e eles me disseram que sim, mas só vou acreditar quando estiver dentro do avião. Tenho esperança, mas mantenho a cautela", disse ela.
O ceticismo da blogueira reflete os termos da reforma migratória. A lei prevê veto de saída aos processados pelo regime, situação da maioria dos dissidentes. Também cita que pode negar a autorização por "razões de segurança e defesa" e "por razões de interesse público", o que é vago o suficiente para abarcar até os não processados.
Especialistas não esperam saída em massa da ilha porque a maioria dos países exige visto aos cubanos, sem falar do custo da viagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário