sábado, 5 de janeiro de 2013

Exposição nos EUA traz trabalhos de lendas da tatuagem

FOLHA DE SÃO PAULO

Exposição nos EUA traz trabalhos de lendas da tatuagem


FERNANDA EZABELLA
DE LOS ANGELES
Numa mesa de madeira velha e suja de tintas, uma bituca de cigarro descansa ao lado de uma agulha de tatuagem. É um cenário improvável para os estúdios de grife dos dias de hoje, mas não seis décadas atrás. O ambiente faz parte de uma instalação que abre a mostra "L.A. Skin & Ink" (Los Angeles pele e tinta), em cartaz até domingo no Craft and Folk Art Museum.
A exposição traz cerca de 20 artistas, entre pioneiros que revolucionaram estilos nos EUA e contemporâneos que trabalham em casas famosas da cidade. Há "flashes" (desenhos de tatuagem em papel ou cartão), fotografias, pinturas e equipamentos de tatuagem, como duas máquinas dos ano 1920.
Noel Bass/Divulgação
Catálogo de ilustrações de Bob Shaw, um dos tatuadores pioneiros dos EUA
Catálogo de ilustrações de Bob Shaw, um dos tatuadores pioneiros dos EUA
Alguns dos trabalhos mais antigos são as fotos de tatuagens feitas em marinheiros por Bert Grimm (1900-1985), que ganhou seu primeiro kit de tatuagem aos 12 anos. Ele abriu estúdio em Long Beach, praia de Los Angeles, considerado o estabelecimento do gênero mais antigo dos EUA. Hoje, funciona sob o nome de Outer Limits.
Bob Shaw (1926-1993) é outra lenda que tem algumas obras no museu, como pin-ups e caveiras dos anos 1960 e 1970, assim como Sailor Jerry (1911-1973), que introduziu o estilo japonês nos EUA, e Cliff Raven (1932-2001), famoso por popularizar as tatuagens tribais.
Entre os contemporâneos, há uma brasileira, a tatuadora Camila Rocha, 30, que mora em Los Angeles e trabalha no estúdio de Kat Von D, High Voltage Tattoo, estrela do programa de TV "LA Ink". Camila tem duas pinturas na exposição, inspiradas em tatuagens que ela fez, e ajudou também na curadoria.
"Los Angeles é muito relevante no cenário internacional de tatuagem, tem um cenário artístico muito forte e um movimento cultural que instiga o surgimento de tendências", disse Camila. "No momento, a tatuagem tem servido de tema para vários pintores e vice-versa."

Nenhum comentário:

Postar um comentário