SUSSURROS DE IMORTALIDADE
Webster, possesso pela morte,
via, detrás da pele, o crânio;
seres sem tórax se inclinavam,
rindo sem lábios, subterrâneos.
Não olhos: bulbos de narciso
pasmavam de órbitas escuras!
Sabia: a mente ronda restos
mortais, com luxos e luxúrias.
Tampouco Donne, suponho, achava
algo melhor que a consciência
no atar, pegar e penetrar;
experto além da experiência,
sabia a angústia da medula,
o espasmo do esqueleto e viu
que, no contato dado à carne,
nada aplacava o osso febril.
* * *
Grishkin é lassa: sublinhado,
seu olho eslavo se acentua;
seu busto amistoso promete,
solto, pneumáticas venturas.
O jaguar brasileiro espreita
o mico arisco e afugentado,
com eflúvio sutil de gato;
Grishkin é dona de um sobrado;
O nédio jaguar brasileiro,
em sua sombra arbórea, não
destila um cheiro tão felino
como de Grishkin num salão.
E mesmo Abstrações circungiram
seu charme; nós rojamos entre
costelas secas, porém, para
que a metafísica se esquente.
Folhetim, 06.01.85.
- T.S.Eliot; trad. Nelson Ascher
[Fotografia: Ediago Quincó] —
Webster, possesso pela morte,
via, detrás da pele, o crânio;
seres sem tórax se inclinavam,
rindo sem lábios, subterrâneos.
Não olhos: bulbos de narciso
pasmavam de órbitas escuras!
Sabia: a mente ronda restos
mortais, com luxos e luxúrias.
Tampouco Donne, suponho, achava
algo melhor que a consciência
no atar, pegar e penetrar;
experto além da experiência,
sabia a angústia da medula,
o espasmo do esqueleto e viu
que, no contato dado à carne,
nada aplacava o osso febril.
* * *
Grishkin é lassa: sublinhado,
seu olho eslavo se acentua;
seu busto amistoso promete,
solto, pneumáticas venturas.
O jaguar brasileiro espreita
o mico arisco e afugentado,
com eflúvio sutil de gato;
Grishkin é dona de um sobrado;
O nédio jaguar brasileiro,
em sua sombra arbórea, não
destila um cheiro tão felino
como de Grishkin num salão.
E mesmo Abstrações circungiram
seu charme; nós rojamos entre
costelas secas, porém, para
que a metafísica se esquente.
Folhetim, 06.01.85.
- T.S.Eliot; trad. Nelson Ascher
[Fotografia: Ediago Quincó] —
via
Revista Ellenismos
e
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