segunda-feira, 25 de março de 2013

Revolução no antigo caderno de anotações na sala de aula

folha de são paulo

INTERNETS
Muitos alunos acham que anotar o que o professor diz em sala de aula é uma chatice sem fim.
São poucos os que perceberam que essa atividade tem tudo para ser revolucionada pela tecnologia.
Sites como o Unishared.com e o NoteMesh estão justamente injetando inovação no costume milenar do caderno de classe.
Faz sentido. Anotar do jeito tradicional é ineficiente e incentiva erros. Cada aluno repete o mesmo trabalho e pode entender errado o que o professor disse.
Esses sites criam uma plataforma para colaboração. Em vez de cada aluno anotando sozinho, a classe inteira faz o trabalho coletivamente, usando celular, tablet ou laptop na sala de aula.
Todas as anotações são compartilhadas em tempo real com a classe (ou mesmo com o mundo todo).
Um aluno complementa o outro. Logo surgem links para enriquecer o material. Tem até um "chat" ao lado das anotações para os alunos se comunicarem (inclusive para falar mal do professor).
Há professores que ficam desestimulados com alunos conectados à rede durante a aula.
Essa é uma estratégia para fazer com que os alunos fiquem focados no que está sendo ensinado. É também um jeito de introduzir a cultura do "crowdsourcing" na educação.
Em universidades americanas, mesmo as mais competitivas, os melhores alunos sempre compartilham suas anotações na internet (há até quem estude só por meio delas).
Isso supera o modelo de competição boba, substituindo-o por colaboração inteligente.
Não só a escola, mas outras instituições teriam muito a ganhar ao fazer o mesmo.
READER
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