ROGÉRIO ORTEGA
DE SÃO PAULO
DE SÃO PAULO
Dizia um velho político brasileiro que intimidade só produz "aborrecimentos e filhos" --não se sabe se necessariamente nessa ordem. É de esperar, portanto, que a experiência íntima da maternidade produza as duas coisas.
Menos previsível é que filhos e aborrecimentos sejam --pelo menos para quem assiste a tudo de fora-- tão divertidos quanto nas tiras da jornalista Alexandra Moraes, 31, editora-adjunta da "Ilustrada" e mãe de Benjamin, 5.
Em 2009, ainda sob o impacto da maternidade recente, Alexandra passou a publicar as histórias dos embates entre um pintinho insolente e sua mãe indolente na internet e, a partir de 2011, nos cadernos "Ilustríssima", "Comida" e "Eleições 2012", da Folha.
Dessas tiras, 80 foram agora reunidas em coletânea pela editora Lote 42.
Reprodução | ||
Pintinho vai à escola Moinho da Neurose em uma das tiras |
Embora motivada pelo nascimento do filho, Alexandra considera que os dois principais personagens da tira são ela mesma em situações diferentes, "a de mãe e a de civil".
"O que os personagens vocalizam são os embates entre esses dois mundos, de filho e mãe, de Alexandra jovem e velha", avalia a jornalista.
"Às vezes não há como não ter arroubos de pintinho. Mas isso toma a forma de caricatura na medida em que os problemas da vida adulta engrossam, o que acontece em velocidade maior quando uma criança depende de você."
"Por outro lado", pondera a cartunista, "essa tendência de resumir tudo a pia suja e conta vencida nos embrutece além do necessário. Para mim, é proveitoso deixar o pintinho falar de vez em quando."
A autora acredita que retirar as tiras do "lodaçal" da web e publicá-las em livro não muda o conteúdo do trabalho, mas permite reavaliá-lo. E diz concordar com Arnaldo Branco --autor do prefácio, também cartunista e também revelado pela internet-- sobre o papel da rede na supressão de "atravessadores" entre a produção e o consumo do humor.
Numa época em que o cartunista tinha de passar pelo crivo de diretores de arte, diz o prefaciador, não haveria espaço para uma tira tecnicamente simples como "O Pintinho" (feita com o programa Paint), mas na qual "a ideia é mais poderosa que o traço".
"Se não ganhamos rios de dinheiro [na internet ou fora], pelo menos agora o que fazemos tem lugar e chega a muita gente", diz Alexandra.
O PINTINHO
AUTORA Alexandra Moraes
EDITORA Lote 42
QUANTO R$ 29,90 (96 págs.)
LANÇAMENTO sábado (18), às 16h20, na r. Bahia, 1.282, Higienópolis
AUTORA Alexandra Moraes
EDITORA Lote 42
QUANTO R$ 29,90 (96 págs.)
LANÇAMENTO sábado (18), às 16h20, na r. Bahia, 1.282, Higienópolis
+ CANAIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário