Carlos Herculano Lopes
Estado de Minas: 25/05/2013
Tradicionalmente realizado em novembro, pela primeira vez, principalmente devido às chuvas registradas tradicionalmente no período, o fórum irá ocorrer em nova data, coincidindo com o feriado de Corpus Christi. Isso poderá, de acordo com os organizadores, contribuir para levar a Ouro Preto ainda mais pessoas interessadas em literatura e no universo do livro .
Já confirmaram presença Angela-Lago, Affonso Romano de Sant’Anna, Mino Carta, Nei Lopes, Francisco José Viegas, Adriana Armony, Eduardo Jardim e Jeter Neves, entre outros. Os 10 anos do Prêmio Sesc de Literatura também serão lembrados em mesa-redonda com participação autores vencedores de edições anteriores, como Luisa Geisler, Lúcia Bettencourt e Rafael Galo.
Além das palestras e debates com escritores, que normalmente são realizados no Cine Vila Rica, estão programados eventos paralelos, como o Ciclo de Jornalismo e Literatura, com as presenças de Humberto Werneck, Paulo Markun, Lucas Figueiredo, Audálio Dantas, Ivan Marsiglia, João Gabriel de Lima e outros. Os convidados debatem os rumos do jornalismo contemporâneo no Grêmio Tristão de Athaíde. Fazem parte da programação os minicursos Literatura e jornalismo e Crítica musical (com Chema García Martinez, do jornal El País) e Crítica literária (com Rachel Bertol, da Biblioteca Nacional).
O livro está em questão todos os dias no Anexo do Museu da Inconfidência, com debates acerca dos processos que envolvem a produção, das técnicas tradicionais ao momento final, quando o produto é colocado nas livrarias, passando pelo debate sobre novos formatos, estratégias para baratear o livro e mercado editorial brasileiro. O convidado para abrir as discussões sobre liberdade de expressão e biografias censuradas será Paulo César Araújo, autor de Roberto Carlos em detalhes, livro retirado do comércio depois de ação judicial do cantor. Participa ainda o deputado Newton Lima, relator da Lei das biografias, em lenta e acidentada tramitação no Congresso. O debate está programado para o dia 29, às 15h.
O fórum abrirá espaço também para as artes cênicas e a música, com apresentações previstas para o Teatro Municipal Casa da Ópera, como a do poeta Babilak Bah, de Zeca Ligiéro, com o espetáculo Lenda de dona Mariana, princesa turca, cabocla, arara cantadeira; e Peiésis e imaginação, de Enrico Bonavera. Elisa Lucinda e Geovana Pires apresentam o espetáculo Recital à brasileira.
Como sempre ocorre desde a primeira versão, durante o evento será realizado o Fórum das Letrinhas, dedicado ao público infantil e infantojuvenil, voltado para os alunos das escolas de Ouro Preto e dos distritos da região. De acordo com Tereza Gabarra, programação especial foi desenvolvida para a garotada, tendo como principal objetivo incentivar o amor ao livro e o gosto pela leitura.
No último dia do fórum, a manhã de domingo começa com a tradicional chuva de poesia promovida por Guilherme Mansur, que este ano homenageia o poeta Affonso Ávila, na Igreja do Pilar. Do céu à terra, na antiga Vila Rica, tudo é poesia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário