Programa forma duplas de mães e filhos, com no máximo dois anos de idade, para competições gravadas na TV; vencedor vai ganhar R$ 100 mil
"Mais Você"/TV Globo | ||
Participante do reality show do programa "Mais Você" durante competição |
MORRIS KACHANIDE SÃO PAULOApós fazer o pior tempo, 12 minutos e 18 segundos, em uma prova que requeria encher três mamadeiras, trocar a fralda de um boneco, acertar três vezes a cestinha de basquete e responder quanto era 45 vezes 12 e dividido por 9, Patrícia desabafou: "Eu fico muito nervosa".
Ela é uma das participantes do reality show que entrou no ar há oito dias no programa "Mais Você", de Ana Maria Braga, na TV Globo. "Estava pensando muito na minha filha na hora das provas, ela não estava bem. Eu não conseguia raciocinar."
O papagaio Louro José, eterno companheiro da apresentadora global, retrucou: "Parecia que você estava passeando. É uma competição. Tem que correr, mulher!"
Patrícia e outras seis mães, todas com seus filhos, de um a dois anos de idade, competem numa espécie de Big Brother. A propósito, o "Mais Você" faz parte do núcleo dirigido por Boninho, também responsável pelo BBB.
A dupla vencedora (mãe e filho) ganhará R$ 100 mil e terá o direito de estrelar a próxima campanha de um fabricante de pomadas.
Na atração, as atividades se concentram numa casa de 10 mil m² no Rio de Janeiro com brinquedoteca, berçário, parquinho, pediatra e enfermeiro 24 horas, entre outros.
Mães e filhos ficam hospedados em um hotel e vão à casa para o jogo. Só as mães participam das gincanas.
Mas os filhos as acompanham na casa, com direito a "videocassetadas" e birras no ar, além de encontros com especialistas como nutricionista infantil e educador.
CHIQUEIRINHO
No primeiro paredão, que lá se chama "chiqueirinho" [como eram chamados os cercadinhos para bebês], quem levou a pior foi a dupla Nataniele (mãe) e Fernanda (filha), do Maranhão. Nataniele apareceu dizendo: "Quero brigar por minha filha". Mas ao saber que o voto popular a excluíra do programa, ela chorou tanto, com todos os bebês por perto e na mesma sala, que não conseguiu falar. Duas mães a abraçaram e a consolaram.
Um dia antes, Ana Maria havia dito no ar: "Foi uma delícia vê-las brigando pelos R$ 100 mil e pelo filho de vocês, enfim, pela participação".
Isabella Henriques, diretora do Instituto Alana, considera o programa, que termina na semana que vem, de "péssimo gosto".
"Sabemos que os primeiros anos são decisivos na formação de uma pessoa. O ambiente de competição e o clima de estresse entre as mães é determinante", diz.
Para a psicóloga e colunista da Folha Rosely Sayão, o programa "demonstra como os adultos têm usado a criança a seu bel-prazer".
Nessa idade, de acordo com Rosely, "a criança é indefesa. É o aparato externo que lhe dá segurança -o pai, a mãe, sua própria casa, e não um cenário com desconhecidos e ainda por cima cercado de câmeras. Imagino que as birras vão aumentar", afirma.
"O que me impressiona é as mães acharem que estão fazendo tudo pelo filho."
PONDERAÇÕES
A Globo diz que o quadro é um projeto comercial desenvolvido para um fabricante de pomadas, com tratamento artístico da emissora.
O fabricante, a Procter & Gamble, afirma que o programa é "respaldado por um de grupo de especialistas a fim de preservar o bem-estar e saúde dos bebês que acompanham suas mães participantes do game".
Afirma ainda que os horários dos bebês pautam a dinâmica das gravações, e que cada um "alimenta-se da mesma forma como já fazia na sua casa".
Este não é o primeiro reality envolvendo bebês no país. Entre julho e agosto, o programa "Hoje em Dia", da Record, exibiu o quadro "Superando o Primeiro Mês", retratando o cotidiano de três famílias, com direito a cenas de parto e da primeira noite em casa. Não havia premiação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário