terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Papa lança conta no Twitter, mas só escreverá no dia 12


FOCO
Folha de São Paulo
Gabriel Bouys/AFP
Perfil do papa no Twitter, que já tem milhares de seguidores
Perfil do papa no Twitter, que já tem milhares de seguidores
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIASEle não publicou sequer um tuíte ainda, mas, até a noite de ontem, já tinha centenas de milhares de seguidores.
Horas depois do anúncio de que o papa Bento 16 aderiu ao Twitter, os mais conectados entre o 1,2 bilhão de católicos já tinham começado a seguir o perfil @pontifex. A palavra significa pontífice e "construtor de pontes", em latim.
Só que os fiéis terão que esperar até 12 de dezembro para ler o que o papa, de 85 anos, tem a escrever em 140 caracteres. Os primeiros tuítes responderão a perguntas enviadas com a tag #askpontifex.
Os posts serão sempre transmitidos em espanhol, inglês, italiano, português, alemão, polonês, árabe e francês. Outros idiomas serão adicionados no futuro.
"O papa não vai sair andando por aí com um Blackberry ou um iPad e ninguém vai colocar palavras na sua boca. Ele vai tuitar o que ele quiser tuitar", disse Greg Burke, consultor de mídia do Vaticano.
Bento 16 deverá usar o Twitter para enviar mensagens de condolências em desastres naturais ou comentar grandes acontecimentos mundiais.
O Vaticano garante que os tuítes do dia 12 serão escritos pelo próprio religioso. Depois, serão redigidos por assessores e aprovados pelo papa.
Para os seguidores mais animados com a inserção digital do pontífice, porém, a Santa Sé já divulgou: não adianta insistir, o papa pop não seguirá ninguém.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário