domingo, 2 de dezembro de 2012

Painel - Vera Magalhães


PAINEL
VERA MAGALHÃES painel@uol.com.br
Vigilância tardia
Desgastado pelo escândalo da quadrilha que traficava influência em sua pasta e outros órgãos do governo, o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, deve entregar à presidente Dilma Rousseff nesta semana um novo código interno de controle na elaboração de pareceres e respostas a consultas jurídicas. Pelo esboço de proposta, as consultas serão feitas por escrito, com assinatura de um responsável e só poderão ser debatidas em reuniões oficiais, devidamente registradas.
Raio X Adams também deverá determinar que a partir de agora ocupantes de cargos de confiança sejam submetidos a uma triagem prévia da corregedoria do órgão.
Geral O governo estuda adotar medidas de controle semelhante em outros órgãos que se mostraram permeáveis à ação da quadrilha, como as agências reguladoras.
Caminho... Delator da investigação que resultou na Operação Porto Seguro, Cyonil Borges é professor em cursos preparatórios para concursos públicos. Nos últimos dias tem se preocupado em explicar a alunos que voltará a lecionar, além de agradecer a solidariedade de colegas.
... suave Acusado pelo Ministério Público Federal de ter recebido R$ 100 mil do grupo que atuava nas agências reguladoras, o ex-auditor do TCU dá aulas sobre direito constitucional, direito administrativo e lei de licitações.
Mira O Planalto avalia que o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Coimbra, não tem controle sobre os vários grupos que disputam poder na instituição, o que explicaria a desenvoltura em fazer a busca no escritório da Presidência em São Paulo -que o PT e setores do governo não engoliram.
Prospecção O plano do PSDB de alçar Aécio Neves ao comando do partido e, a partir de maio, lançar sua pré-candidatura presidencial, pressupõe a contratação, já no início do ano, do novo marqueteiro do partido.
Geracional Embora dois figurões do marketing político tenham tido conversas recentes com caciques do partido, a preferência de Aécio e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é dar "cara nova" à propaganda tucana.
Estafe 1 Chefe da equipe de imprensa do Ministério da Educação, Nunzio Briguglio Filho assumirá a Secretaria de Comunicação Social de Fernando Haddad (PT) na Prefeitura de São Paulo.
Estafe 2 O prefeito eleito escalou também Leonardo Barchini Rosa, outro ex-auxiliar no MEC, para a Secretaria de Relações Internacionais. Entre suas atribuições estará a candidatura de São Paulo para sediar a Expo 2020.
Papel passado Gilberto Kassab promoverá, em janeiro, maratona de consultas formais às bancadas na Câmara e no Senado e a presidentes estaduais do PSD. O prefeito quer que a base avalize, por escrito, o ingresso da sigla no projeto Dilma 2014.
A conta... Está quente o clima entre aliados de José Serra e o PSDB paulista. Mesmo com a delegação do diretório nacional, o partido se recusa a assumir a dívida da campanha do tucano à prefeitura, de R$ 19 milhões.
... não fecha Ieda Areias, secretária do ex-governador, teve tensa conversa com membros da direção estadual. Como não houve acordo, nova reunião sobre o passivo deverá ocorrer amanhã.
Pão e água Com calendário de votações importantes no Congresso até o recesso, o Planalto decidiu esticar ao máximo a corda das emendas: o próximo lote só será anunciado na sexta. A última liberação ocorreu em julho.
TIROTEIO
Dilma esperava melhora da economia para distrair a opinião pública do 'Rosegate'. Mas veio o PIBinho e virou mais um problemão.
DO DEPUTADO PAUDERNEY AVELINO (DEM-AM), sobre o resultado da economia no terceiro trimestre e o escândalo de tráfico de influência no governo.
CONTRAPONTO
Esquentando lugar
A Câmara realizou na última terça-feira sessão em homenagem ao primeiro aniversário do PSD, partido que tem a quarta maior bancada na Casa. O peemedebista Henrique Eduardo Alves (RN), em campanha pela presidência da Câmara, fez o maior discurso de todos, exaltando a sigla de Gilberto Kassab.
No final, ao saudar o líder do PSD, Guilherme Campos (SP), que presidia a sessão comemorativa, o peemedebista não aguentou e fez menção à eleição que se aproxima:
-Meus parabéns, líder, mas espero que o sr. não goste muito dessa cadeira aí de cima não!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário