sábado, 22 de junho de 2013

O PT é situação para os eleitores menores de vinte anos

folha de são paulo
ANÁLISE
OS JOVENS DE 16 ANOS TINHAM APENAS SEIS ANOS QUANDO OS PETISTAS ASSUMIRAM O PLANALTO, EM 2003.
CATIA SEABRADE BRASÍLIANascido sob o signo da mudança, o PT perdeu o frescor da juventude, segundo pesquisas internas do partido, e tenta se repaginar para reconquistar o eleitorado jovem.
Só um problema: no comando do país há dez anos, o PT é "situação" para os menores de 20 anos.
Dizendo-se"perplexo" com a onda de manifestações nas ruas, um ministro do governo Dilma Rousseff faz as contas. Um jovem de 16 anos tinha apenas 6 quando os petistas assumiram o Planalto.
"Na memória desses jovens, somos situação", exclama o ministro.
Os petistas costumam ironizar os esforços do PSDB para associar o partido à criação do Real, há 19 anos, sob o argumento de que boa fatia do eleitorado nem sequer se lembra da inflação galopante. Mas o tempo passou também para o PT.
"Eles não se lembram mais do bolsa-família", afirma um outro petista.
Esse distanciamento é objeto de preocupação desde outubro 2011. Naquele ano, uma pesquisa encomendada pelo partido revelou que petistas e jovens não falavam a mesma língua.
Naquele ano, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fez um apelo pela construção de uma ponte com os jovens durante encontro da juventude petista, toda ela absorta na disputa interna pelo comando da sigla.
A indicação de Fernando Haddad para a Prefeitura de São Paulo fez parte dessa tentativa de rejuvenescimento.
As manifestações dos últimos dias na cidade de São Paulo, que acabaram se espalhando pelo país, mostram que não funcionou.
E, num gesto audacioso, a cúpula petista convoca militantes e simpatizantes a vestir vermelho durante o protesto da última quinta-feira.
Preocupado com o risco da operação, um petista lembra: a última vez que alguém pediu que usassem uma cor, o povo vestiu negro.
+ aqui se quiserem algum em especial é só pedir. :)

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário