Publicações reveem prioridade para as plataformas digitais
Foi o caso do "Times-Picayune", de Nova Orleans, do grupo Advance Publications. Após um ano com a versão impressa circulando só três vezes por semana, o jornal resolveu voltar atrás e passa a ser diário novamente.
A decisão do jornal de Nova Orleans acontece cerca de uma semana após o "Philadelphia Inquirer", da Filadélfia, anunciar a volta da venda em banca de sua edição de sábado. Nos últimos dois anos, o jornal reduziu a tiragem e passou a ser vendido apenas para assinantes.
O "Times-Picayune" volta agora a circular diariamente, mas em diferentes versões.
Segundas, terças e quintas em formato tabloide (sob a marca "TPStreet"), disponível apenas em banca; quartas, sextas e domingos em versão standard, para assinantes e banca.
Aos sábados, haverá uma versão impressa mais cedo, com um misto de notícias quentes e pautas especiais.
No entanto, como escreveu o colunista de mídia do "New York Times", David Carr, o Advance conseguiu, no período de um ano em que deixou de circular diariamente, perder jornalistas talentosos e relevância na cidade.
E mais: ganhou um concorrente, num mercado em que imperava sozinho. Recentemente, o grupo The Advocate lançou uma edição em Nova Orleans, aproveitando o vácuo deixado pelo "Times-Picayune" e o persistente interesse de anunciantes e leitores pela mídia impressa.
Para Carr, a decisão do grupo Advance de reduzir a frequência da impressão, "apesar de ter sido tomada em um momento de perspectivas tenebrosas para a indústria dos jornais, foi tomada com a arrogância monopolista em um mundo em transformação".
E continua: "O Advance subestimou o mercado --a cidade inteira e o Estado ficaram enlouquecidos quando as mudanças foram anunciadas-- e falhou na execução de uma estratégia digital moderna. Agora, estão em plena retirada e ganharam um competidor".
Nenhum comentário:
Postar um comentário