segunda-feira, 1 de julho de 2013

Marcha evangélica 'encolhe' 40% em SP

folha de são paulo
Datafolha calcula público em aproximadamente 200 mil pessoas; no ano passado, foram 335 mil, segundo instituto
Parada Gay deste ano teve público 10% maior que evento evangélico e também apresentou adesão menor ante 2012
FLÁVIO FERREIRADE SÃO PAULOO número de participantes da 21ª Marcha para Jesus, megaevento evangélico em São Paulo, caiu 40% em relação à edição do ano passado, segundo o Datafolha.
O público calculado pelo instituto de pesquisa anteontem foi de aproximadamente 200 mil pessoas.
Em 2012, na primeira vez em que fez esse levantamento, o Datafolha apontou um total de 335 mil pessoas.
O resultado difere do número estimado pela Polícia Militar, que indicou um público de 500 mil pessoas ao longo do evento, que teve início às 10h e se estendeu até por volta das 23h.
Procurado pela reportagem anteontem, Estevam Hernandes, líder da igreja Renascer em Cristo, organizadora da marcha, afirmou que não iria fazer uma avaliação sobre o total de participantes.
"O Datafolha, né...", disse Hernandes ao ser indagado sobre o tema.
Em 2012, Hernandes estimou que o número de participantes da passeata havia passado de 5 milhões, número que não se confirmou pela medição do Datafolha.
PARADA GAY
No começo de junho, o instituto também calculou o público da Parada Gay, que foi de 220 mil pessoas.
O evento também teve uma diminuição no número de participantes em relação a 2012. A comparação dos dados do Datafolha apontou uma redução de 18,5% no total de pessoas presentes.
A maior concentração de fiéis na Marcha para Jesus, a exemplo do verificado em 2012, ocorreu às 13h, quando o total era de cerca de 161 mil pessoas.
A partir desse horário, parte do público que acompanhava os trios elétricos no trajeto de 2,85 quilômetros desde a estação Luz (centro) começou a deixar a marcha.
A dispersão ocorreu principalmente na praça Campo de Bagatelle (zona norte). A partir desse ponto, o evento continuou na praça Heróis da FEB, em um palco montado para a realização de shows de música gospel.
As igrejas mais frequentadas pelos participantes da marcha, segundo a pesquisa, são as evangélicas Renascer em Cristo (31%), Assembleia de Deus (19%), Batista (6%) e Quadrangular (5%).
A idade média dos que compareceram ao evento é de 31 anos, segundo o Datafolha.
Em relação à escolaridade, a pesquisa apontou a maioria dos participantes nas faixas do ensino médio (56%) e superior (34%).
O instituto indagou os presentes à marcha sobre a contribuição mensal para as igrejas, e o valor médio apontado foi de R$ 220.
    Homossexualidade pode ser alvo de 'tratamento', opinam participantes
    DE SÃO PAULO
    A maioria dos participantes da Marcha para Jesus concorda com as opiniões do pastor e deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) sobre a chamada "cura gay" e outros temas ligados à homossexualidade, aponta o Datafolha.
    A marcha de anteontem tornou-se um ato de desagravo a Feliciano, que ocupou o trio elétrico principal do evento, fez uma oração para o público e depois foi aplaudido no palco de shows.
    A pesquisa mostra que ele acertou ao vestir a camiseta da marcha acrescida dos dizeres "eu represento vocês".
    O Datafolha indagou os participantes da passeata sobre se eles consideravam que a homossexualidade poderia ser tratada com acompanhamento psicológico. Esse é o tema do projeto de lei da chamada "cura gay" em trâmite no Congresso com apoio de Feliciano. O deputado preside a Comissão de Direitos Humanos da Câmara.
    A resposta positiva foi dada por 71% dos entrevistados. A maioria absoluta dos participantes (87%) também considera que a homossexualidade pode ser tratada com acompanhamento espiritual.
    Em 1.911 entrevistas, o instituto também constatou que a maioria concorda com opiniões de Feliciano sobre a homossexualidade, como se vê no quadro ao lado.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário