Anderson Leonardo
A Branch, start-up financiada pelos cofundadores do Twitter Biz Stone e Evan Willians, lançou, no mês passado, o Potluck, rede social de compartilhamento de links.
Josh Miller, diretor de produto e cofundador da Branch, descreve o serviço como uma "festa caseira da internet".
Ele diz que o site é voltado aos internautas que nunca escreveram um post de blog ou tuitaram. De acordo com a firma de pesquisas Pew Research, eles representam 86% de toda a internet.
O novo site segue os princípios do primeiro produto da empresa --também chamadoBranch, que permite iniciar conversas e discussões com usuários convidados.
Mas, enquanto o Branch é mais usado por marcas e editores, que apostam em especialistas para realizar debates de alta qualidade sobre os mais diversos assuntos, o Potluck almeja ser o lugar em que os usuários comuns da internet se encontram para conversar sobre as coisas mais bacanas da rede com seus círculos de amigos.
Reprodução | ||
Tela da versão web do Potluck, que deve ganhar um aplicativo para iOS em breve |
SIMPLICIDADE
É impossível se perder no Potluck. Simples, a rede social consiste de elementos básicos onipresentes no site.
À esquerda, existe uma espécie de "linha do tempo", que reúne os links compartilhados pelos contatos em tamanho reduzido.
Clicando nas prévias para expandi-las, o site oferece a possibilidade de mostrar o interesse por um conteúdo --através de um botão em forma de coração-- ou iniciar uma conversa sobre o tema na caixa de comentários.
No texto de apresentação do Potluck, Miller explica que o site não foi pensado para medir quantos "curtir" você recebe, ou criar um álbum de "fotos de tirar o fôlego".
"Na maioria das redes sociais, você está sob pressão constante para atender às expectativas", escreveu.
O Potluck, Miller diz, não é sobre sua persona, sua imagem na internet, mas sobre os interesses que unem os usuários em torno de um assunto em comum.
O maior exemplo disso é que o site não identifica o autor de um post na barra lateral. Não há nomes nem fotos. Para descobrir quem são as pessoas engajadas com um link, é preciso expandi-lo.
Outro traço do Potluck é o foco na interação entre amigos e conhecidos. No início, portanto, seu público é limitado aos contatos do Twitter, do Facebook e do Gmail.
Mas isso não quer dizer que você não pode encontrar pessoas novas. Amigos de amigos podem interagir com os seus posts, dando-lhe a opção de adicioná-los.
REDDIT
Nas redes sociais e em veículos especializados, o Potluck tem sido comparado ao já consagrados Reddit, que também têm na sua essência o compartilhamento de links, imagens e vídeos interessantes encontrados pela internet.
Mas, como aponta o site especializado em tecnologia "The Next Web", a rede social da Branch se difere por não medir os votos positivos que um link pode obter --aparece aí mais uma vez o princípio de não focar a persona, mas o conteúdo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário