segunda-feira, 15 de abril de 2013

Painel - Vera Magalhães

folha de são paulo

Solução terceirizada
Para evitar novo embate com o Congresso, o governo articula para que a Procuradoria-Geral da República assuma a reação à criação dos quatro novos tribunais regionais federais aprovados pela Câmara. Na semana passada, Luís Inácio Adams (Advocacia-Geral da União) e Roberto Gurgel conversaram em busca de uma saída. Segundo interlocutores, Gurgel vai analisar, mas só deve se pronunciar se Renan Calheiros (PMDB-AL) promulgar a proposta de emenda à Constituição.
-
Me dê motivo Alguns membros do STF apresentam como argumento que a ideia só poderia ter sido iniciativa de algum representante do Judiciário. Além disso, eles afirmam que a proposta do Congresso incentiva a criação de outros tribunais, como no Maranhão e no Ceará.
Silêncio incômodo Integrantes do Judiciário acusam o presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça) de omissão sobre a PEC. Felix Fischer será responsável pelo projeto de lei que criará cargos para os novos tribunais.
Climão 1 Em reunião na semana passada para discutir a MP dos Portos, Eduardo Braga (PMDB-AM) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil) se estranharam. Ao saber que o acordo que havia costurado com parlamentares não seria cumprido, Braga reagiu e disse que só assinaria o relatório porque era líder do governo no Senado, mas seria uma "derrota vergonhosa".
Climão 2 Segundo relatos, Braga perguntou ainda à ministra se ela não sabia que o Brasil era um estado democrático e que existia o parlamento, ao defender negociação para aprovar a medida.
Segundo round Hoje, ministros, o vice-presidente, Michel Temer, e Braga se reunirão novamente para discutir a MP. Peemedebistas acusam Ideli Salvatti (Relações Institucionais) de intrigar o partido com Dilma na discussão para modernizar o setor.
Consulta Romero Jucá (PMDB-RR) conversou na semana passada com Gilmar Mendes em busca de contribuições para comissão no Congresso que pretende atualizar leis brasileiras. Na AGU, o ministro do STF fez um estudo sobre o assunto. Jucá também pediu audiência com Joaquim Barbosa.
Tesoura A discussão sobre o contingenciamento do Orçamento de 2013 divide integrantes do governo. Assessores afirmam que a ministra Miriam Belchior (Planejamento) quer cortar R$ 30 bilhões, enquanto o secretário Arno Augustin (Tesouro) defende redução de R$ 50 bilhões. O redimensionamento sairá em duas semanas.
Em casa O PSB será representado no seminário de hoje do PT em Belo Horizonte pelo presidente mineiro da sigla, Walfrido dos Mares Guia. Visto como o integrante mais lulista do partido de Eduardo Campos, o ex-ministro deve discursar no evento que terá Lula e a presidente.
Campo minado O prefeito Luiz Marinho irá hoje à Escola Superior de Guerra, no Rio. O petista negocia investimentos da indústria da defesa em São Bernardo.
Balança Fernando Haddad, que completou os cem primeiros dias na prefeitura paulistana, tenta cumprir mais uma meta: há duas semanas dedicado à dieta da proteína, o petista perdeu 4 kg dos 8 kg adquiridos na campanha do ano passado.
Medalha O governador da Bahia, Jaques Wagner, recebe na quinta-feira, em Washington, comenda do Banco Mundial pela construção do Hospital do Subúrbio, em Salvador, o primeiro no modelo de PPPs no país.
com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI
-
TIROTEIO
"A derrocada do bolivarianismo passa pelo treino de Capriles contra Maduro e começa com a vitória de Aécio sobre Dilma em 2014."
DO DEPUTADO FEDERAL MARCUS PESTANA (PSDB-MG), comparando o embate entre candidatos na Venezuela com a futura disputa presidencial brasileira.
-
CONTRAPONTO
Passa no RH
Na cerimônia de formatura de alunos do Pronatec na sexta-feira, em Porto Alegre, Dilma Rousseff começou o seu discurso com a lista de cumprimentos e saudou os dois mil formandos de cursos profissionalizantes. Em seguida, citou as autoridades presentes. Quando finalmente encerrou a fala, alguém da plateia gritou:
--Presidenta, a senhora esqueceu os professores!
Ao perceber o engano, Dilma respondeu, provocando risos dos presentes:
-- Muito bem lembrado! Por isso, vou te contratar para ser do meu protocolo!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário