FOCO
JAIRO MARQUES
FOLHA DE SÃO PAULOCom o lema "chique é fazer o bem", quatro empresárias de São Paulo resolveram criar um brechó de artigos de luxo, arrecadados no boca a boca, vendê-los pela internet e reverter toda a renda dos produtos para cinco organizações sociais.A iniciativa, inaugurada há pouco mais de dois meses, conseguiu juntar, em uma primeira rodada, cerca de 300 peças de marcas como Chanel, Gucci, Dior, Ralph Loren, Valentino e Prada, que são vendidas com até 70% de desconto sobre o artigo novo.
"Algumas pessoas gostaram tanto da ideia que decidiram doar o guarda-roupas completo e até produtos que nunca usaram", afirmou Adely Hamoui, uma das sócias.
Para colocar o brechó virtual no ar -www.reciclaluxo.com.br, as empresarias tiraram do bolso cerca de R$ 25 mil e demoraram seis meses para concluir os preparativos.
Com Hamoui, Roberta Klein, Monica Dayan e Tatiana Dayan -as outras sócias, todas consumidoras de grifes- analisam o estado de conservação do material arrecado e estabelecem o valor do produto doado, que pode ser enviado para qualquer região do país.
"Na triagem, adotamos três princípios: a marca tem de ser top, o produto tem de estar em bom estado e precisa ser autêntico", diz Hamoui.
As cinco instituições que ficam com os valores arrecadados são: Acredite (Amigos da Criança com Reumatismo); Projeto Felicidade, que atende crianças com câncer; Grupo Chaverim, de adultos com deficiência; Departamento de Voluntários do Hospital Albert Einstein; e Ten Yad, entidade que reúne programas de segurança alimentar e inclusão.
"Há um nicho de mercado importante querendo consumir produtos de luxo e há ações sociais que precisam de recursos. Unimos esses interesses e fizemos essa ação", afirmou a empresária.
Uma bolsa de grife francesa, cuja similar, nova, pode ser comprada por até R$ 3.000, no site tem valor de R$ 529. Um cinto italiano custa R$ 229, menos da metade de um sem uso.
Para artigos ainda na caixa e nunca usados, o desconto médio no preço é de 20%.
As idealizadoras do projeto pretendem, em breve, passar a arrecadar valores com publicidade no site, que, segundo elas, também serão doados.
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