sábado, 19 de janeiro de 2013

Painel das Letras - Raquel Cozer

FOLHA DE SÃO PAULO

O resgate de Maura
Nascida rica no interior de Minas, em 1930, e anunciada como escritora relevação em edição de 1958 do "Jornal do Brasil", Maura Lopes Cançado morreu no esquecimento, em 1993. Estava cega e vivia sozinha, após inúmeras internações em instituições psiquiátricas, numa das quais matou outra paciente. Passados 20 anos, é tão deixada de lado que nem verbete na Wikipedia tem.
A jornalista carioca Daniela Lima pretende trazê-la à tona. Passou dois anos investigando a vida da autora de "Hospício É Deus" (1965) e "O Sofredor do Ver" (1968) e agora termina uma biografia, ainda em busca de editora. Seu plano é que a obra saia simultaneamente a uma reedição de "Hospício É Deus", há anos fora de catálogo.
HQ
Em 'A Arte: Conversas Imaginárias com a Minha Mãe', híbrido de ensaio, autobiografia e ficção que sai neste ano pela WMF Martins Fontes, o espanhol Juanjo Sáez revê a história da arte e sua memória familiar
Você decide 1 A Verus quer trazer a uma nova geração os livros no estilo "Enrola e Desenrola", lançados pela Ediouro nos anos 80 e considerados precursores do RPG, nos quais o leitor escolhe ao fim de cada página opções de continuidade da trama.
Você decide 2 A editora comprou seis títulos da enorme série "Escolha sua Aventura". Os primeiros serão "O Abominável Homem da Neve" e "Jornada ao Fundo do Mar", ambos de R.A. Montgomery. Se forem bem aceitos, outros serão adquiridos.
Infantojuvenil A Zahar prevê para abril o lançamento do selo Pequena Zahar, sob coordenação de Dolores Prades. Os títulos iniciais serão "Os Detetives do Prédio Azul", de Flávia Lins e Silva, e "Jemmy Button: O Menino que Darwin Levou de Volta para Casa", com texto de Alix Barzelay e ilustrações de Jennifer Uman e Valerio Vidali.
Mais "Godô Dança", infantil de Carolina Vigna-Marú, foi tão bem avaliado pela Manole-em especial pela boa venda ao governo- que a editora lançará outros títulos sobre o cão fora do comum: "Godô Cozinha", "Godô Planta" e "Godô Joga Capoeira".
Superação É da Rocco "Sauve-Toi, La Vie t'Appelle (salve-se, a vida o chama), do neuropsiquiatra Boris Cyrulnik. No livro, o francês, único sobrevivente de uma família de judeus morta no Holocausto, usa as próprias memórias para realizar um estudo de caso sobre superação.
Surrealista 1 Vítima de uma tuberculose extrapulmonar que o manteve internado boa parte da vida e o matou aos 28 anos, o surrealista Max Blecher (1909-1938) produziu o bastante para virar um dos maiores nomes da literatura romena no século 20.
Surrealista 2 Blecher ainda é inédito no Brasil, mas por pouco tempo. Em março, com subsídio da Romênia e tradução de Fernando Klabin, a Cosac Naify lança o romance "Acontecimentos na Irrealidade Imediata".
Trintão O hit "Alongue-se", de Bob Anderson, precursor do alongamento no Brasil, terá em março edição comemorativa de 30 anos pela Summus. Após 28 reimpressões de três edições diferentes, vem recauchutado, com novas informações -inclusive sobre trabalho em frente ao computador, tema que não dava ibope quando o livro saiu aqui.
LEIA MAIS EM http://www.folha.com/abibliotecaderaquel

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário