quarta-feira, 1 de maio de 2013

Tendências/Debates

folha de são paulo

PLINIO CASTRUCCI
TENDÊNCIAS/DEBATES
As pilhas, esses sintomas da ineficiência
Experimente dar uma olhada nas mesas da repartição cuja lentidão mais o incomode: verá em cada mesa enormes pilhas de processos
É hoje unanimidade que a maior barreira ao desenvolvimento nacional é a baixa produtividade; pouco se fala, porém do seu conceito, da sua medida e de como aumentá-la.
Considere a produtividade burocrática; o que a mede? À primeira vista, o número de processos encerrados, dividido pelo número de funcionários ou pela folha salarial.
Essa é uma medida de cunho econômico interno, interessante para a administração, mas que não mede a produtividade externa, aquela vista pelo cidadão. O que este sente e o que de fato tem imensas repercussões socioeconômicas é a duração média do percurso dos processos.
A operação burocrática é, em essência, uma circulação de papéis ou de informações entre uns poucos funcionários: um protocolador, um generalista, que decide qual especialista deve opinar, o especialista, que pede informações ou consulta arquivos ou o sistema computacional e decide; seguem-se a digitação do laudo, a aprovação, a cópia e o aviso ao interessado, o protocolo...
O modelo sistêmico da operação é estatisticamente complexo, embora similar ao de qualquer produção industrial. E qual foi a principal chave para o aumento da produtividade industrial, que deu um enorme salto por volta de 1960?
Foi uma mudança de conceitos originada na Toyota, Japão, passando a focalizar detalhes "do chão da fábrica" e a priorizar a minimização dos estoques, principalmente aqueles entre máquinas.
Produziu o milagre japonês antes mesmo da informatização (esta apenas se iniciava). Em algumas décadas, revolucionou a produção industrial em todos os países e no Brasil. Prazos de entrega, custos de produção e áreas de fábrica reduziram-se por fatores incríveis, entre 5 e 10!
Ora, tais conceitos podem ser aplicados aos processos burocráticos, "no chão do escritório".
Considere um exemplo simplificado no qual, por questões didáticas, ignoram-se flutuações aleatórias. Um processo, não informatizado, passa por 5 funcionários; cada um dedica a cada caso 20 minutos, processa 18 casos por dia e os empilha no lado direito da mesa; ao fim do dia, um contínuo transfere as pilhas para a mesa seguinte. Portanto um caso de cliente gasta um dia por estágio e sai após cinco dias (40 horas de expediente).
Suponha agora que cada funcionário, após fazer sua parte, vá até a mesa seguinte e entregue o processo. Cada estágio agora consome, digamos, 24 minutos. Um caso chega à conclusão em uns 120 minutos! Em suma, devido a não haver pilhas intermediárias, o cidadão interessado espera 5% do tempo original!
Experimente dar uma olhada nas mesas da repartição cuja lentidão mais o incomode: verá em cada mesa enormes pilhas de processos, os tais sintomas da ineficiência.
Claro que, se a tarefa de um dos funcionários exige 40 minutos, em vez de 20, ele se torna um gargalo para o fluxo do processo; se um funcionário é incompetente ou se abandona tarefas pelo meio, ele é um gargalo. Só inspecionando as pilhas o chefe do serviço sabe onde o problema está e pode solucioná-lo.
Mas então a informatização, ao tornar instantâneo o movimento dos processos, resolveria tudo? Nem sempre, porque pilhas ainda podem existir, só que agora invisíveis.
Duas são as condições para haver eficiência com informatização: a) o sistema deve mostrar ao supervisor, on-line, o número de processos retidos em cada estágio de sua responsabilidade; b) cada supervisor deve ser doutrinado para assumir sua principal responsabilidade: a supervisão contínua dos gargalos.


PAULO PEREIRA DA SILVA
TENDÊNCIAS/DEBATES
A inflação dos pobres
A inflação coloca em risco conquistas importantes dos últimos anos; sua volta deve-se em muito à incompetência da atual equipe econômica
Neste 1º de Maio, os trabalhadores têm muito a comemorar.
Hoje, a Consolidação das Leis do Trabalho completa 70 anos. Esse verdadeiro patrimônio da classe trabalhadora será muito enaltecido durante as comemorações do Dia do Trabalho pelas centrais sindicais Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e Nova Central, em São Paulo e em dezenas de outras cidades do país.
Conquistas como férias remuneradas, licença-maternidade, FGTS, segurança e medicina do trabalho, organização sindical, entre outras, estão contempladas na CLT.
Mas as comemorações vêm tingidas de preocupação com a volta da inflação. De acordo com números recentes do IPCA, a inflação acumulou uma alta de 6,59% em março, estourando, assim, o teto da meta inflacionária estabelecido pelo próprio governo federal.
Como sabemos, a inflação corrói o poder de compra e impõe sacrifícios às pessoas de menor renda.
Para exemplificar, o aumento de preços nos últimos 12 meses, segundo o IPCA, é de 30% no valor do arroz, 76% no da cebola, 25% no do feijão preto, 97% no da batata, 151% no da farinha de mandioca, 122% no do tomate e 16% no da cerveja.
A inflação coloca em risco conquistas importantes dos últimos anos. A Força Sindical, então, está orientando suas entidades filiadas a brigar por reajuste salarial trimestral. A recomendação vale para categorias que estão em campanha por aumento salarial e visa a combater a corrosão do poder aquisitivo dos trabalhadores.
A volta com força da inflação deve-se em muito à incompetência da atual equipe econômica. Se o PIB de 2011 foi chamado de "pibinho", ao subir 2,7%, o que dizer do de 2012, que caiu para 0,9%? Isso compromete o reajuste do salário mínimo, conquistado pelas centrais. E o que dizer dos juros, que, mesmo sendo trava para o crescimento e o consumo, voltaram a subir na última reunião do Banco Central?
Como vamos alcançar níveis de crescimento mais robustos e sustentáveis se aumentamos os juros toda vez que os rentistas exercem pressão sobre os membros do Copom?
Infelizmente os tecnocratas se curvam aos especuladores e viram as costas para os trabalhadores.
São reflexos de um governo que não dialoga com as centrais sindicais para ouvir as demandas, as soluções e enfrentar, juntos, os desafios. A agenda presidencial é reservada para os grandes empresários. A presidente firmou um compromisso com as centrais na campanha de 2010, mas tem ficado na promessa.
Nesse modelo de governo, os críticos são tratados como adversários a serem fulminados. Só para lembrar, como fomos críticos ao modelo proposto na MP dos Portos, que prejudicava os trabalhadores portuários, sofremos espionagem da Abin, que visava intimidar e amordaçar o movimento sindical.
O governo precisa, em sintonia e em diálogo com os trabalhadores e com o setor produtivo, aprofundar a política de fomento à economia.
Temos uma pauta trabalhista --fruto da Conferência Nacional da Classe Trabalhadora realizada em 2010, em São Paulo, e entregue a Dilma, após uma marcha que reuniu cerca de 40 mil pessoas-- que cobra o fim do fator previdenciário, jornada de 40 horas semanais, reajuste para os aposentados, juros menores, correção permanente da tabela do Imposto de Renda e valorização dos servidores públicos.
Qualquer projeto de desenvolvimento democrático deve incorporar as reivindicações trabalhistas, o que é fundamental para conquistarmos crescimento econômico com desenvolvimento social, distribuição de renda e empregos de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário