É o segundo caso de 'despublicação' de pesquisa assinada pelo bioquímico Rui Curi
Esse é o segundo artigo de Curi retirado de uma publicação. No começo de janeiro, um trabalho assinado por ele e por ex-alunos seus sofreu o mesmo processo após denúncias do blog especializado "Science Fraud".
O artigo agora retratado foi publicado no periódico "Journal of Endocrinology" em 2007 e já havia sido alvo de uma errata publicada no começo do ano, por conter imagem "substancialmente similar" a outra de um trabalho do próprio Curi publicado na revista "Clinical Science".
Os editores do periódico revisaram a justificativa dos autores que baseou a errata e concluíram que, tendo em vista os princípios éticos da revista, o artigo deveria sofrer uma retratação e não apenas uma correção.
A autora principal do artigo foi aluna de doutorado de Rui Curi.
Após a "despublicação" do primeiro artigo, em janeiro, a reitoria da USP constituiu uma comissão de especialistas para analisar a conduta do diretor do ICB.
O prazo inicial de 60 dias para a apresentação do relatório foi prorrogado por mais 30 dias. Depois disso, foi pedido um parecer externo sobre o caso e o prazo foi novamente estendido, agora para o começo de maio.
Rui Curi foi procurado ontem para comentar o caso, mas não atendeu às ligações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário