sexta-feira, 24 de maio de 2013

Twitter fecha parcerias publicitárias e lança produto que monitora comerciais na TV

folha de são paulo
financial times
daqui
EMILY STEEL
DO "FINANCIAL TIMES"

O Twitter anunciou ontem um novo programa para direcionamento de publicidade televisiva e uma série de parcerias com companhias de mídia. As parcerias envolvem grupos como a Major League Baseball, Time, Vevo e Vice. A ação é uma tentativa de garantir a posição do Twitter como nexo entre a televisão e a mídia digital.
O novo produto publicitário recorre a tecnologias especiais para "assistir" televisão e registrar quando um comercial é veiculado. Ao mesmo tempo, essa tecnologia "ouve" (monitora) o Twitter em busca de posts de pessoas sobre o programa em questão.
Com essa tecnologia é possível direcionar, via Twitter, anúncios a pessoas que viram um comercial da marca em questão na TV.
O Twitter também revelou o programa Twitter Amplify, série de parcerias com empresas de mídia que inserirão nos news feeds dos usuários mais vídeos das redes de TV, bem como patrocínio em tempo real que vinculará comerciais de TV a promoções no Twitter.
"Costumávamos pensar em Twitter mais TV, mas agora estamos pensando em Twitter vezes TV", disse Adam Bain, vice-presidente de faturamento do Twitter, em um evento em Nova York. "O Twitter é uma ponte, não uma ilha. É uma ponte para coisas que aparecem em múltiplas telas".
Centenas de executivos de mídia e publicidade compareceram ao auditório lotado da conferência Internet Week New York para ouvir o anúncio do Twitter.
O Twitter está tentando aproveitar a tendência de as pessoas usarem serviços de redes sociais e aparelhos móveis com frequência cada vez maior enquanto assistem TV.
Um estudo recente da Nielsen constatou forte correlação entre avanços no volume de mensagens no Twitter e os índices de audiências de TV.
"O Twitter é a trilha sonora da televisão", disse Deb Roy, cientista chefe de mídia do Twitter e criadora da Blue Fins, uma companhia de rastreamento de mídia social que o Twitter adquiriu no começo do ano.
RECEITAS PUBLICITÁRIAS
As receitas mundiais de publicidade do Twitter devem mais que dobrar este ano, atingindo os US$ 583 milhões ante US$ 288,3 milhões em 2012, de acordo com a eMarketer.
A despeito do rápido crescimento, as receitas publicitárias da empresa continuam a representar apenas uma pequena fração do mercado mundial de publicidade televisiva, que movimenta US$ 205 bilhões ao ano.
O serviço de redes sociais está tentando se posicionar como parceiro das redes de TV, e não concorrente.
"Não queremos que as verbas de publicidade em TV sejam transferidas ao Twitter", disse Joel Lunenfeld, vice-presidente de estratégia mundial de marca no Twitter. "Estamos apelando para que as pessoas façam a TV trabalhar mais".
Os anunciantes receberam a notícia positivamente.
Bonin Bough, vice-presidente mundial de mídia e de envolvimento do consumidor na Mondelez, diz que a fabricante dos biscoitos Oreo, das bolachas Ritz, do chiclete Trident e de outros produtos alimentícios reporta efetividade duas vezes maior para seus comerciais de TV quando participa de conversações no Twitter ao mesmo tempo em que veicula comerciais.
"O futuro da narrativa ainda está por vir", disse. "Para nós, o parceiro que tem mais capacidade de nos ajudar a capturar mais o momento é o Twitter".
Tradução de Paulo Migliacci

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