Principal personagem do quadrinista Mauricio de Sousa ganhará uma versão adulta a partir de 2017
BRUNO MOLINERODE SÃO PAULONo dia 3 de março de 1963, um cartunista de 27 anos, ainda desconhecido pelo público, lançava à sorte em uma tirinha da "Ilustrada" sua primeira personagem feminina: a dentuça Mônica.
Cinquenta anos depois, a aposta se transformou em sucesso, ofuscou outras criações do desenhista e consolidou o agora famoso Mauricio de Sousa como um dos maiores nomes dos quadrinhos.
Os números impressionam. Segundo a Mauricio de Sousa Produções, mais de um bilhão de revistinhas foram vendidas em todo o mundo desde 1970, quando o primeiro gibi da Mônica foi publicado. A Turma Jovem, voltada ao público adolescente, atinge picos de 600 mil cópias por edição -nos EUA, por exemplo, gibis como "Homem Aranha" dificilmente alcançam a marca de 200 mil.
Como um pai orgulhoso pelo sucesso da filha, Mauricio investiu R$ 5 milhões para que sua dentuça não saia dos holofotes durante o cinquentenário.
Estão confirmadas peças de teatro, um novo site e relançamentos de gibis históricos. A personagem também vai ganhar uma exposição sobre sua trajetória. Uma segunda mostra, sobre o coelho Sansão, pode ser visitada no Memorial da América Latina (av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, em São Paulo).
Atualmente, o cartunista já licencia a Turma da Mônica para mais de cem empresas. Esse número também deverá aumentar. Uma rede de fast food será o "restaurante oficial" do aniversário. E uma doceria inventou um bolo baseado na personagem para a festa.
A pedido da Folha, o escritor Fabrício Carpinejar escreveu um texto sobre Mônica, imaginando-a uma cinquentona.
Se a garotinha realmente será assim no futuro, só a Turma da Mônica Adulta irá revelar. Com roteiros de Walcyr Carrasco, a mais nova revista de Mauricio de Sousa chegará às bancas em 2017, com o título de aposta do cartunista para os próximos 50 anos.
Principal personagem do quadrinista Mauricio de Sousa ganhará uma versão adulta a partir de 2017
Cinquenta anos depois, a aposta se transformou em sucesso, ofuscou outras criações do desenhista e consolidou o agora famoso Mauricio de Sousa como um dos maiores nomes dos quadrinhos.
Os números impressionam. Segundo a Mauricio de Sousa Produções, mais de um bilhão de revistinhas foram vendidas em todo o mundo desde 1970, quando o primeiro gibi da Mônica foi publicado. A Turma Jovem, voltada ao público adolescente, atinge picos de 600 mil cópias por edição -nos EUA, por exemplo, gibis como "Homem Aranha" dificilmente alcançam a marca de 200 mil.
Como um pai orgulhoso pelo sucesso da filha, Mauricio investiu R$ 5 milhões para que sua dentuça não saia dos holofotes durante o cinquentenário.
Estão confirmadas peças de teatro, um novo site e relançamentos de gibis históricos. A personagem também vai ganhar uma exposição sobre sua trajetória. Uma segunda mostra, sobre o coelho Sansão, pode ser visitada no Memorial da América Latina (av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, em São Paulo).
Atualmente, o cartunista já licencia a Turma da Mônica para mais de cem empresas. Esse número também deverá aumentar. Uma rede de fast food será o "restaurante oficial" do aniversário. E uma doceria inventou um bolo baseado na personagem para a festa.
A pedido da Folha, o escritor Fabrício Carpinejar escreveu um texto sobre Mônica, imaginando-a uma cinquentona.
Se a garotinha realmente será assim no futuro, só a Turma da Mônica Adulta irá revelar. Com roteiros de Walcyr Carrasco, a mais nova revista de Mauricio de Sousa chegará às bancas em 2017, com o título de aposta do cartunista para os próximos 50 anos.
Cinquentenário da Mônica, de Mauricio de Sousa, causa "incômodo" em Jaguar
BRUNO MOLINERO
DE SÃO PAULO
Acostumado às páginas do extinto jornal "O Pasquim" e aos bares da orla carioca, o ratinho Sig, personagem criado pelo cartunista Jaguar, trocou o copo de cerveja por um campo cheio de flores e passarinhos.
Relançamentos históricos marcam 50 anos de tirinhas da Mônica
Ficção: Linda e malhada, Mônica é dentista e melhor amiga de Cebolinha
Ficção: Linda e malhada, Mônica é dentista e melhor amiga de Cebolinha
"Eu vi as comemorações pelos 50 anos da Mônica nos jornais e resolvi ressuscitar o Sig em uma charge com ela. Foi o desenho mais difícil da minha vida", contou Jaguar, por telefone à Folha.
Primeiro, Jaguar teve que comprar algumas revistinhas da personagem. "Nunca tinha lido." Em seguida, ele tentou copiar os traços de Mauricio de Sousa.
Jaguar | ||
Desenho de Jaguar sobre o aniversário de 50 anos da personagem Mônica, criada pelo cartunista Mauricio de Sousa |
"Fiz tudo rigorosamente igual. As florzinhas, os passarinho, o Sol. De tão ruim que é o desenho, demorei quatro horas para desenhar. É mais fácil copiar o Steinberg [cartunista que serviu de inspiração para "O Pasquim"] do que um desenho ruim."
A Turma da Mônica, entretanto, responde por mais de 85% do mercado brasileiro de quadrinhos infantojuvenis. "Ele acha que aquilo é desenho, e todo mundo acha maravilhoso. Mas eu estou muito velho para ganhar inimigo novo", completa.
Em casa desde que descobriu uma cirrose avançada, o passatempo de Jaguar agora é mexer em seus arquivos.
"Lembrei que o Sig está fazendo 49 anos. Ele é o único rato que afundou junto com o navio", ri, referindo-se a "O Pasquim". E o comandante? "Não posso beber, mas ainda não afundei."
FICÇÃO
Linda e malhada, Mônica é dentista e melhor amiga de Cebolinha
FABRÍCIO CARPINEJARESPECIAL PARA A FOLHAMônica Sousa é dentista e atende na Lapa, em São Paulo. Seus dentes alinhados desafiam sua infância, nem parece a menina dentuça, de vestido vermelho e que respirava de boca aberta.Está separada após três casamentos. Viveu com um veterinário que cuidou das velhices de Bidu e Floquinho, depois se engraçou com um jogador de futebol do Juventus, time da segunda divisão paulista e, por último, se apaixonou por um DJ.
Linda, malhada, seu único problema são os eternos fios quebradiços. O cabelo banana, escorregadio, que a incomoda desde pequena. O jeito foi mantê-lo curto para evitar incômodos e comparações.
No fim de semana, assiste às cinco temporadas de "Mad Men", que se passa na agência de publicidade fictícia Sterling Cooper. Acompanha muitos dos episódios com Cebolinha (Carlos Alberto), ex-namorado da adolescência e seu melhor amigo, que assumiu ser gay aos 30 anos e se casou com Franjinha, engenheiro de computação.
Mônica e Cebolinha são confidentes e trocam impressões sobre tudo (moda, relacionamentos, gastronomia).
Sua principal bandeira é a ONG Dalila, de proteção a cachorros. Ela recolhe animais na rua, cuida, castra e encontra famílias para adotá-los.
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