Três perguntas a Amir Labaki, diretor do festival É Tudo Verdade (itsalltrue.com.br), que abre sua 18ª edição na quarta (4), no Rio e em São Paulo.
Há mais receptividade hoje ao documentário do que há 18 anos?
Sim. O documentário se reinventou, tornando-se mais próximo a cada um de nós -no cinema, na TV, na internet. Ampliou-se a receptividade também quanto ao impulso ativo de realizadores, em grande parte graças à revolução digital.
Sim. O documentário se reinventou, tornando-se mais próximo a cada um de nós -no cinema, na TV, na internet. Ampliou-se a receptividade também quanto ao impulso ativo de realizadores, em grande parte graças à revolução digital.
Qual o episódio que mais o marcou?
Escrevi todo um livro, "É Tudo Cinema" (Imprensa Oficial, 2010), para falar dos momentos marcantes dos primeiros 15 anos. Ano a ano, novos episódios se somam. Jamais esquecerei o reencontro, em 2012, de Eduardo Coutinho com parte da equipe original de seu "Cabra Marcado para Morrer" (1984).
Escrevi todo um livro, "É Tudo Cinema" (Imprensa Oficial, 2010), para falar dos momentos marcantes dos primeiros 15 anos. Ano a ano, novos episódios se somam. Jamais esquecerei o reencontro, em 2012, de Eduardo Coutinho com parte da equipe original de seu "Cabra Marcado para Morrer" (1984).
Qual é o documentário mais polêmico desta edição? E o mais poético?
Sobre os da competição, não posso me manifestar. Sobre os outros -polêmico: "O Fantasma de Valentino", em que Michael Singh entrevista de Robert Fisk a Gore Vidal para desconstruir os clichês da representação dos árabes na cultura popular dos EUA; poético: "Paulo Moura - Alma Brasileira", de Eduardo Escorel, que abre o festival em São Paulo, é um tributo simplesmente sublime.
Sobre os da competição, não posso me manifestar. Sobre os outros -polêmico: "O Fantasma de Valentino", em que Michael Singh entrevista de Robert Fisk a Gore Vidal para desconstruir os clichês da representação dos árabes na cultura popular dos EUA; poético: "Paulo Moura - Alma Brasileira", de Eduardo Escorel, que abre o festival em São Paulo, é um tributo simplesmente sublime.
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