Casas ficam atentas a sucessos da TV, antes mesmo de suas estreias, em busca de guias e tramas derivadas
"The Walking Dead" e "Game of Thrones" estão entre produções cujos bastidores serão contados em livros
Ele precisava descobrir se Hugh Laurie (da série "House") aceitaria ou não interpretar o pirata Barba Negra na série "Crossbones", cuja pré-produção acabara de ser anunciada pelo canal NBC.
Com Laurie, o sucesso da série estaria garantido antes mesmo do início das gravações. E o livro "The Republic of Pirates", de Colin Woodard, usado como base para a produção, viraria uma boa aposta editorial. Era nele que Lameira estava de olho.
"O protagonista era informação importante. Assim que o anunciassem, outras editoras iriam atrás do livro, e o valor da compra dos direitos de publicação iria às alturas. Acabamos arriscando e comprando antes do anúncio."
A má notícia foi que, logo depois, Hugh Laurie declinou do convite da NBC. A ótima notícia veio na sequência, com John Malkovich anunciado para o papel. Agora, a Novo Século espera a série estrear para publicar o livro.
Comprar potenciais sucessos de vendas à espera da estreia de suas adaptações para o cinema é procedimento antigo de editoras. Nos últimos anos, elas descobriram o filão das séries de TV, cada vez mais bem-sucedidas.
"Pesquisamos as séries para ter uma ideia de sua força, verificamos como foram no país de origem. Isso ajuda a balizar a compra de um original", diz Roberta Machado, diretora comercial da Record.
Em 2011, a editora apostou em dois títulos relacionados a "Mad Men", cuja sexta temporada estreia amanhã na HBO. Juntos, "Mad Men", de Jerry Della Femina, best-seller dos anos 1970 que inspirou a série, e "O Guia Não Oficial de Mad Men", venderam cerca de 5.000 exemplares.
"Livros de séries com público mais amplo, como o juvenil, vendem bem mais", diz Roberta. Foi o caso de dois volumes baseados nas HQs e na série "Walking Dead", exibida na Fox. Também lançados pela Record, já passam as 150 mil cópias vendidas.
A série sobre zumbis é ainda outra aposta da Novo Século, que prevê para maio "Bastidores de The Walking Dead'", de Paul Ruditis. É tendência mais recente de livros sobre série: os de imagens e informações de bastidores.
Nessa linha, a Intrínseca lançou o multicolorido "O Mundo de Downton Abbey" (GNT). Para junho, a LeYa --que já vendeu 1,4 milhão de livros de "Crônicas de Gelo e Fogo", origem da série "Game of Thrones" (HBO)-- planeja "Por Dentro da Série da HBO - Game of Thrones".
Sairá com "tiragem limitada para colecionadores", o que, na média superlativa de tudo o que diz respeito ao fenômeno "Game of Thrones", quer dizer 50 mil exemplares.
E as apostas continuam. Nos últimos dias, dois títulos sobre séries foram disputados por editoras. "Homeland" ficou com a Intrínseca, e "Revenge", com a Planeta.
"Livros sobre bastidores ou spin-offs [histórias derivadas] são decorrência da força que elas ganharam", diz Daniel Lameira. A própria estrutura das séries ajuda: cada vez mais complexas, estimulam livros que as investiguem.
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